sexta-feira, 3 de junho de 2011

AOS PEDAGOGOS DO BRASIL

Por Cássia Maria Batista Santos /
Devemos repensar o papel do pedagogo na sociedade. Se pensarmos bem, veremos que todo e qualquer profissional, em especial aqueles de nível superior, um dia passaram pelas mãos de um pedagogo.
O pedagogo é aquele profissional que tem o poder de formar outros profissionais, uma vez que a base de toda e qualquer educação é direcionada pela pedagogia e seus subsistemas. Se hoje temos profissionais brilhantes e inovadores em todas as áreas, pouco seriam se não tivessem a base sustentada por uma pedagogia eficiente e competente.
Então, porque este profissional é tão mal remunerado em nosso país? Por que o profissional responsável pela educação e formação de todos os outros profissionais não recebe uma remuneração compatível com a sua importância? As informações estão chegando aos nossos alunos de uma maneira muito acelerada.
Hoje, temos fácil acesso à internet, TV, filmes, e todos esses meios de comunicação inserem, diariamente, informações positivas e negativas na mente dos nossos jovens. E aí, entra novamente a pedagogia, com sua arte de se adaptar aos jovens. O que se ouve hoje sobre a educação é que ela está precária, insuficiente, atrasada. Grande quantidade dos nossos alunos encontram-se desmotivados e desligados do aprendizado, e por muitas vezes o profissional da educação é penalizado por isso.
O que ocorre, é que não há como acompanhar a evolução tecnológica na mente desses jovens, não há como reciclar todos os dias para adaptar-se às mudanças rotineiras e repentinas dessa geração.
Muito pode ser feito! Falta iniciativa e motivação por parte de muitos profissionais da educação, mas faltam também incentivo, remuneração compatível e oportunidades de crescimento e adequação a estes profissionais. A educação está presente em tudo, e há espaço para o pedagogo em qualquer lugar.
O olhar da pedagogia é diferenciado no que se refere ao aprendizado, e este, o aprendizado, existe em qualquer lugar, a todo instante. É preciso olhar para este profissional com um olhar perspicaz, valorizar seu papel na sociedade como um todo.
É preciso dar à Pedagogia o mérito que ela nunca recebeu, o mérito da profissão responsável pelo futuro! A pedagogia é base, é o começo de todo o processo de aprendizado de qualquer indivíduo, em qualquer lugar. Este profissional precisa e deve ter melhor remuneração e valorização!
Edição:  Prof. Christian Messias  | Fonte:  Revista Gestão Universitária, Edição 207

0 comentários:

Postar um comentário