segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Egoismo


"O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego" (Albert Einstein)

É com essa frase de Einstein que eu começo a falar sofre o Egoísmo, algo que está presente na vida de todo o ser humano, e que sem sombra de dúvida, faz parte do nosso dia-a-dia. É bom ser egoísta? Depende. Depende do ponto de vista, e do grau de egoísmo a sua volta. Você é o egoísta com o que? Com pertences seus? Com amigos? No seu trabalho?

Então vamos definir primeiro o que vem a ser egoísmo: "Egoísmo: s.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito." (Aurèlio) Alguém que tenha capacidade de só se preocupar consigo, sem respeitar ou se ater aos problemas dos outros ou coisas que acontecem ao seu redor!

Após essa definição, eu me pergunto, vocês já ignoraram por completo o problema de um parente ou amigo, por achar que não lhe dizia respeito, mesmo que a pessoa pedisse sua ajuda? E já ignorou e se arrependeu?? Ou acha que tem que ignorar e pronto, esquecer?

Eu estou em um momento de transição, sempre fico assustada comigo, e fico até preocupada se estou sendo neurótica ou não, mas faz parte do meu feitio me preocupar demais com os outros, em me doar por completo em uma relação de amizade, namoro ou o que quer seja... E isso realmente não é a melhor opção, a vida é feita de equilíbrio, sem ele a balança sempre pende para um lado. Eu queria ser mais egoísta, pensar mais em mim, mas isso não é muito parecido comigo, porque acho o egoísmo um defeito. É claro que quero pensar mais em mim, mas não preciso esquecer quem me quer tão bem, apenas por puro prazer.

Sou menina, sou mulher, sou daquelas que é fácil fazer chorar... E que perdoa facilmente aqueles que já me ofenderam, sou do tipo que liga pra saber como você está, que fica preocupada por você não comer ou não dormir, sou do tipo mãe, mesmo sem ser... Que abraça o mundo, mesmo trombando com gente que não me quer tão bem... Sou amiga... E é por todo esse sentimento, que eu não consigo ser egoísta, e nem quero ser! Eu quero pensar mais em mim, mas nunca deixar quem eu amo longe de mim (e nem estou falando fisicamente). Então, não sei quanto a vocês, mas o egoísmo me faz sentir repulsa, me faz sentir raiva... Luta de egos, briga por quem é o que, não me fazem bem, e provavelmente não fazem bem a você! Então aí vai a minha dica, deixe de lado tanto estrelismo, deixe de lado o egocentrismo, e cuide daqueles que te querem bem, pois no momento mais inoportuno você irá precisar deles, e se você não cuida... Já sabe né....

"Quem ama, cuida!"

0 comentários:

Postar um comentário