quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FEIRA DO LIVRO MOVIMENTA MOSSORÓ

feira_do_livro_2011_2A 7ª da Feira do Livro de Mossoró foi aberta ontem à noite, no Circo da Luz, armado na Estação das Artes, com apresentação de orquestra sinfônica e bate-papo com o escritor Mário Ivo Cavalcanti e com o músico Lobão, que falou sobre sua recém-lançada autobiografia, intitulada "50 Anos a Mil."
Na obra, o roqueiro tenta desmistificar a imagem de desregrado e revelar um perfil mais doce. No bate-papo de ontem, ele falou de seu livro, de literatura em geral e, claro, de música brasileira, principalmente sobre os rumos da indústria fonográfica do Brasil das últimas duas décadas.
A programação de hoje, no auditório, começa com apresentação de grupos de dança e de capoeira (9h às 11h); workshop com o escritor, ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes, às 14h, e oficina para formação de regentes de bibliotecas escolares e comunitárias, com a bibliotecária Maria do Socorro Silva Félix.
Também hoje as atrações do Circo da Luz são grupos de dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Mossoró: Dança do Meio Ambiente (9h às 10h); Danças Gaúchas e Canto Coral com Crianças (10h às 11); apresentação de escolas (14h às 15h); Espetáculo Quebra-cabeça (15h às 16h) e apresentação de escolas (15h às 17h).
À noite, tem apresentação musical: Retalhos de Carnaval (Companhia Pão Doce de Teatro, 18h30); Auta de Luz - Poesia em Canto Potiguar (19h30 às 20h30) e, no Espaço do Autor, bate-papo sobre música nordestina com Katharina Gurgel e Kyldemir Dantas (19h às 10h), seguido de lançamento de livros, entre os quais, "Disse me Disse", de Luciano Pontes, no Estande Paulinas.
Amanhã, no auditório, haverá apresentação de escolas (9h às 11h); palestra "O papel da literatura na formação do leitor infantojuvenil", com Salizete Freire, e apresentação do livro "Mundo pra que te quero", da mesma autora, seguido de oficina pedagógica do Proler para formação de regentes de bibliotecas escolares.
No Circo da Luz, na manhã, grupos de dança da Escola Municipal Senador Dinarte Mariz e da Escola Municipal Rotary, entre outras escolas; apresentação de escolas e apresentação do grupo Contadores de histórias humanescentes, à tarde. À noite, musical: Os Amores de Cora e Chico - Companhia Pão Doce de Teatro.
Das 19h30 às 20h30, haverá bate-papo sobre a obra de Othoniel Menezes, com Laélio Ferreira e Isaura Rosado, e das 20h30 às 22h, bate-papo com Frei Betto e Antônio Capistrano. Também na programação de amanhã, lançamento do livro: "Mundo pra que te quero" de Salizete Freire, no Estande Paulinas.
Sexta-feira, no auditório, haverá Festival de Folclore (9h às 10h); oficinas sobre "A arte de contar histórias", com Lenice Gomes (14h às 17h); oficina "Educando e encantando com poesias e histórias infantis (17h às 18h). No Circo da Luz, haverá apresentação de escolas durante toda a manhã e tarde.
À noite, apresentação musical: Os menestréis de Oswaldo - Companhia Pão Doce de Teatro; bate-papo sobre Jornalismo e Literatura: Desafios e Fronteiras, com Vicente Serejo e Cid Augusto, e bate-papo sobre Fotografia e Literatura, com Márcio Scavone e Giovanni Sérgio. No Espaço do Autor, à noite, bate-papo sobre publicações literárias, com Carlos Fialho, Caio Cezar Muniz e Gustavo Luz, e lançamento do livro: "Na boca do mundo", de Lenice Gomes, no estande Paulinas.
Sábado, a programação do Circo da Luz é à noite, com apresentação musical: Genildo Costa (recital); bate-papo sobre o livro: "Carta ao Humano", com Agnelo Alves e Osair Vasconcelos, e bate-papo sobre "O sentido de uma Academia de Letras no Século 21.
No Espaço do Autor, haverá bate-papo sobre Cinema e Produção de Áudio Visual, com Ana Lúcia Gomes (17h); palestra "Educação Empreendedora", com Rafael Demetrius (Sebrae), às 18h, e bate-papo sobre literatura na web com Patrício Júnior, Tácito Costa e Jotta Paiva.
O encerramento, domingo, será à noite, com apresentação musical: Grupo Negrotino (Recital), às 18h30; bate-papo sobre crônicas - Vivências no sertão e no litoral (19h30); seguido por Festival de Cordel, tudo no Circo da Luz.
No Espaço do Autor, haverá bate-papo "Misturando Gerações de Poetas e Jornalistas; bate-papo sobre Poesia Feminina, com Nina Rizzi, Regiane de Paiva e Aflam e lançamento do livro: "Curimatã e Muçambes - Estande Jornal de Fato".  Evento tem quatro espaços para diversão e literatura
A Feira do Livro é dividida em vários espaços. O auditório da Estação das Artes é reservado para oficinas, palestras, bate-papos e discussões sobre literatura e suas diversas formas de expressão. A programação é direcionada para professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre os temas apresentados e que falam da poesia ao universo dos quadrinhos.
No Circo da Luz, o público pode assistir a apresentações culturais. Nessa arena, durante todo o dia, sobem ao palco grupos teatrais e musicais de todo o Estado. À noite, o Circo recebe autores nacionais e regionais.
O Pavilhão de Livros é dedicado à mostra de títulos a preços acessíveis. Trata-se do espaço de maior movimentação do evento e dá oportunidade aos visitantes de levarem para casa uma grande variedade de livros, histórias e personagens.
Já o Espaço do Autor é um estande destinado a bate-papos com escritores, lançamentos de livros de autores nacionais e potiguares. Também será aberto para que poetas, contistas e cordelistas apresentem seus trabalhos e interajam com o público da Feira.
Ao todo, serão seis dias com 120 horas de programação paralela em um espaço climatizado de 1.500 metros quadrados. A entrada é gratuita. A programação está bastante diversificada, trazendo lançamentos de livros, bate-papos, palestras, apresentação de teatro, dança e saraus.
Maurílio Santos lançará CD no estande do jornal O Mossoroense
Durante a Feira do Livro de Mossoró, o jornal O Mossoroense estará com um estande na Estação das Artes Elizeu Ventania, com uma vasta programação cultural ao longo dos seis dias de evento. No primeiro dia de atividades, hoje, haverá no estande o lançamento do CD de Martinho Santos, "Versos e Reversos". A ação será às 16h30.
Logo mais à noite, das 19h às 20h, o público visitante do estande poderá prestigiar um recital da Poema (Poetas e Prosadores de Mossoró), com cordelistas e artistas renomados em Mossoró.
De acordo com o coordenador da programação do estande, o poeta Caio César Muniz, além das atrações culturais, durante todo o dia no espaço haverá exposições de livros da Coleção Mossoroense. Cerca de 60 títulos da editora potiguar estarão à disposição de visitantes da Feira.
Também no espaço, terá sorteio de assinaturas do jornal O Mossoroense, bem como brindes da rádio FM 93, que fará a transmissão do evento. "O estande terá uma vasta programação cultural e literária. É um espaço agradável que vem somar à programação da Feira do Livro", destaca.

Fonte: O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário