terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESCOLA DE NATAL TRABALHA O 6º HORÁRIO.

Mais tempo para combater a evasão
Escola cria sexto horário como alternativa às aulas de reposição aos sábados, cuja adesão é pequena
Franciso Francerle // mailto:franciscofrancerle.rn@dabr.com.br



A Escola Estadual Professora Ana Júlia, no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, encontrou a solução para vencer a evasão de alunos nas aulas aos sábados de reposição das atividades, conforme foi determinado após o fim da greve dos professores. Ao invés de aulas no sábado, a escola criou agora o sexto horário - 40 minutos a mais de permanência na escola - uma medida que está agradando tanto a professores quanto a alunos, principalmente a quem se prepara para o Vestibular. A ideia foi aprovada pelo Conselho Escolar e já entra em execução a partir do mês de setembro. A diretora Maria José Azevedo Abrantes, garante que o sexto horário vai fazer a escola cumprir os dias letivos exigidos pela legislação.


Solidariedade: gincana resultou na arrecadação de duas toneladas de alimentos Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Normalmente, cada aula tem duração de 50 minutos, que somadas ao intervalo, cumpre uma carga de 4 horas e meia por turno. No matutino, por exemplo, as aulas começam às 7h e terminam às 11h30, incluindo os 20 minutos de intervalo. Com a criaçãodo sexto horário, os turnos ganham meia hora a mais e cada horário cede cinco minutos, sobrando tempo suficiente para a realização de um sexto horário.

A ausência dos estudantes na reposição de aulas nos sábado não é exclusividade da escola do Parque dos Coqueiros. Há duas semanas, a reportagem do Diário de Natal revelou o problema numa escola do conjunto Santa Catarina, quando os alunos denunciaram que as aulas não conseguiam atraí-los porque não tinham conteúdo novo e porque muitos deles trabalhavam e faziam cursos aos sábados. Na Escola Ana Júlia, a situação é a mesma. O resultado é que, de uma turma de 45 alunos, apenas 10 frequentam a sala de aula no sábado e os professores às vezes juntam 3 turmas para formar uma.

"Quando optamos por esse horário levamos em consideração que é mais proveitoso para o aluno ter cinco minutos a menos de aula do que não ter 50 minutos no sábado", disse a idealizadora do projeto e professora de inglês, Sandra Joelma dos Santos. Além disso, acrescenta ela, a medida vai possibilitar ao professor poder repassar conteúdo novo, o que não vinha sendo possível devido à pequena quantidade de alunos presentes.

Boa ação
Em um período de escassez de boas notícias na área de educação no Rio Grande do Norte, uma ideia para ser copiada: os alunos da Escola Estadual Ana Júlia arrecadaram mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis junto aos moradores do Parque dos Coqueiros para serem distribuídos com comunidades carentes de Natal. A arrecadação de alimentos perecíveis é a principal tarefa de uma gincana que anualmente a escola realiza contando com ampla participação dos estudantes. Esta semana, os alimentos serão entregues à Pastoral Social da Arquidiocese de Natal, à Igreja Anglicana e à Creche Filantrópica Lírios do Vale, em Macaíba.

A iniciativa contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. "Ficamos impressionados com a resposta que tivemos dos alunos. Eles se engajaram de verdade, tanto na gincana, quanto na doação. Somente as turmas da manhã conseguiram arrecadar quase uma tonelada", contou a diretora da escola, Maria José Azevedo.

Para os alunos do 3º ano, Jobson Santos, 18, e Ígor André, 18, a gincana tem sido uma experiência importante. "A iniciativa abriu as portas da escola para a solidariedade. Nós não sabíamos que iríamos nos empolgar tanto. Também tivemos o apoio de todos os docentes e da gestão da escola. Vamos realizar outras. E temos certeza que serão tão bem-sucedidas", comemoram.



Fonte: Diário de Natal

0 comentários:

Postar um comentário