terça-feira, 9 de agosto de 2011

FALTA DE CONCIÊNCIA PREJUDICA ANIMAIS SILVESTRES

O Blogueiro Diogo Suassuna tem denunciado que no município de Patu, região Oeste Potiguar, onde está localizada a Serra do Lima, com 699m de altura e uma vasta extensão de flora e fauna da caatinga vem ocorrendo a caça predatória de animais silvestre. 

A Serra do Lima, que é considerada atualmente com um dos melhores lugares do mundo para a prática de vôo livre de asa delta e parapente, enfrenta hoje um sério problema com a caça predatória de animais silvestres típicos da região. Alguns desses animais inclusive correm risco de extinção como o tatu-peba, o lagarto Tejo, raposa e macaco-prego e também o camaleão e as arribaçãs. Embora esses animais ainda existam em abundância em outras região, na Serra do Lima eles estão praticamente extintos pela ação indiscriminada de caçadores.

Outras espécies que fizeram parte da fauna da Serra do Lima, como o timbú, popularmente chamado de gambá sertanejo, a siriema, gavião carcará, sussuarana (onça parda) e gato do mato (maracajá), simplesmente não existem mais no local. "Por meio de denúncia anônima, que recebi, foi constatado que cerca de 100 participam de caçadas na Serra do Lima. Essas pessoas vão para caçar e matar por prazer, além de deixar fogueiras acesas possibilitando uma queimada na vegetação. Cada caçador possui um cão de caça, treinado e instigado a matar todo e qualquer animal que for farejado. Muitos dos animais abatidos não são levados pelos caçadores o que provoca ainda mais a revolta de quem sabe da importância da preservação dos animais naquela área", disse o blogueiro. 

Cm base nas informações que foram repassadas a Diogo Suassuna, já foi feita uma denúncia ao Ministério Público e ao IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN), que deverá acionar a Policia Federal para investigação e punição à caça predatória ocorrida na Serra do Lima. 

Ele afirma que o processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. Semelhante ao surgimento de novas espécies, a extinção é um evento natural, mas vem sendo acelerado em função da cassa predatória. Ele disse que o homem vem acelerando muito a taxa de extinção de espécies, a ponto de ter se tornado o principal agente deste processo.

FONTE: CORREIO DA TARDE

0 comentários:

Postar um comentário