sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é escrever?



O ato de escrever pode ser compreendido como ação, ação transformadora e construtora de uma nova realidade. É a ação pela qual cada escritor (pessoa) enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo.

É a conseqüência da relação homem e mundo, uma vez que, a partir de uma análise, constatamos essas relações.

Nós, como outros seres, “estamos- aí – no mundo”, todavia, devemos passar do “estar aí ”para “ser-aí”, deixarmos de ser objetos para sermos sujeitos. Escrevendo estamos reconstruindo o que já foi construído.

As coisas passam a existir a partir do momento em que o homem lhe confere significações de maneira expressa. O que é expresso pelo homem passa a ser um mundo humano, que transforma-o, que conhece-o e o liberta.

Não podemos nos aprisionar em textos prontos, mas podemos pensá-los e expressá-los do nosso jeito. A medida em que vamos escrevendo, surgem novas perspectivas. Nessas, entendemos que escrever não é repetir as coisas prontas, mas... renová-la de forma própria, criadora e transformadora.

Escrever é uma ação desafiadora, observando os limites éticos e as oportunidades dadas pelos recursos da língua portuguesa. Não podemos plagiar ou reproduzir e, sim, manipular com alternativas existentes e válidas. Como exemplo, temos a paráfrase que é uma atividade de reformular parte ou a totalidade de um texto. É um mecanismo sintático que cria alternativas de expressão para um mesmo conteúdo.

É mister louvar quem, aos poucos, vem promovendo essas ações dentro de um site livre como este. Quantos, a partir do BrasilWiki!, não desenvolveram suas criatividades literárias?

Sim, escrever é ação, um ato desafiador pelo qual podemos provocar o mundo.

Postado por Profª Ester Neta

0 comentários:

Postar um comentário