domingo, 3 de julho de 2011

UERN PODERÁ MODIFICAR CALENDÁRIO DO PSV 2012

Greve da Uern pode adiar provas do PSV 2012

E-mail Imprimir PDF
uern_fachada_2Após motivar cancelamento das atividades acadêmicas de junho e julho, inclusive as matrículas dos alunos com ingresso no segundo semestre de 2011, a greve geral na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) pode provocar adiamento das provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) de 2012, marcadas para dezembro deste ano.
O coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), professor Egberto Mesquita, esclarece que por enquanto o adiamento é cogitação, e que haverá esforço para manter as provas em dezembro. Mas se a greve se prolongar para além da segunda quinzena deste mês, é possível que as provas sejam adiadas para janeiro.
"Internamente, temos todo um calendário pronto, mas seguramos a publicação por conta da greve. Isso porque existem decisões a serem tomadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) sobre o PSV, por exemplo, oferta de cursos. As decisões dependem de reuniões, que não serão realizadas enquanto durar a greve", informa Mesquita.
O coordenador da Comperve estima que, se a greve acabar na primeira quinzena deste mês, confirma-se a realização das provas do PSV 2012 em dezembro. Do contrário, haverá esforço da Comperve e demais segmentos da Universidade para mantê-las em dezembro. Só se realmente não for possível é que haverá o adiamento para janeiro.
Nesse caso, as provas serão realizadas na segunda quinzena de janeiro, porque muitos estudantes aproveitam final de dezembro e início de janeiro para viagens de férias. "Mas a intenção da Reitoria é manter o calendário original das provas", frisa Egberto Mesquita.
Iniciada em 31 de maio, a greve na Uern tem adesão de professores, técnicos administrativos e estudantes. Os docentes reivindicam reajuste salarial, melhores condições de trabalho e fortalecimento financeiro da Universidade; os técnicos, entre outras reivindicações, valorização salarial e os alunos, mais apoio e atenção à classe discente.
Por enquanto, a greve não tem previsão de terminar. Os professores, através da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), enviaram contraproposta ao Governo do Estado, aceitando o pagamento de reajuste de 23% em setembro, mas retroativo a abril. A categoria aguarda posicionamento do Governo do Estado, enquanto a greve está mantida.

0 comentários:

Postar um comentário