Índice de abandono escolar é três vezes maior no 6º ano do ensino fundamental
Nas primeiras séries do ensino
fundamental (1° ao 5 ano), apenas 1,5% das crianças abandona a escola ao longo
do ano letivo. Mas o cenário começa a mudar a partir do 6° ano, quando a taxa de
abandono atinge 4,6% dos alunos - três vezes mais do que a verificada nos anos
iniciais da etapa. As taxas de rendimento escolar, divulgadas na última semana
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), revelam que
a “porta de saída” da escola se abre logo no início do segundo ciclo do ensino
fundamental e o problema cresce à medida que os anos seguem, atingindo um pico
no ensino médio.
Os dados apontam que o
abandono é um problema quase residual quando a criança está iniciando sua
trajetória escolar, com uma taxa que varia entre 1,4% e 1,7% entre o 1° e o 5°
ano do ensino fundamental. É no segundo ciclo que começa a crescer. O índice
mais alto foi registrado no 6° ano (4,6%), caindo para 4,3% no 9º ano, última
série da etapa. No ensino médio o problema persiste, com uma taxa média de
abandono de 9,6%. O abandono se caracteriza quando o aluno deixa de frequentar
as aulas e “perde” o ano, diferentemente da evasão que ocorre quando ele
abandona os estudos e não retorna no ano seguinte
Fonte: OlhoD'águaEm dia
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