quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O mais importante no educador



O importante, como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano,ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fazemos no dia a dia transparece nas diversas situações pedagógicas em que nos envolvemos. Os alunos e colegas percebem como somos, como reagimos diante das diferenças de opiniões, dos conflitos de valores. O que expressamos em cada momento como pessoas é tão importante quanto o conteúdo explícito das nossas aulas. A postura diante do mundo e dos outros é importante como facilitadora ou complicadora dos relacionamentos que se estabelecem com os que querem aprender conosco. Se gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Se mostramos uma visão confiante e equilibrada da vida, facilitamos nos outros a forma de lidar com seus problemas, mostramos que é possível avançar no meio das dificuldades. Alguns educadores confundem visão crítica com pessimismo estrutural; eles só transmitem aos alunos visões negativistas e desanimadoras da realidade. Esse substrato pessimista interfere profundamente na visão dos alunos.
Da mesma forma, educadores com credibilidade e uma visão construtiva da vida contribuem muito para que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor.
O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa.
Vejo hoje o educador como um orientador, um sinalizador de possibilidades onde ele também está envolvido, onde ele se coloca como um dos exemplos das contradições e da capacidade de superação que todos possuem.
O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.
Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do mundo, de aprendizagem experimentada de novos caminhos, de testemunhos vivos –embora imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento em todos os campos.
Cada vez mais precisamos de educadores-luz, sinalizadores de caminhos, testemunhos vivos de formas concretas de realização humana, de integração progressiva, seres imperfeitos que vão evoluindo, humanizando-se, tornando-se mais simples e profundos ao mesmo tempo.

4 comentários:

Anônimo disse...

É de suma importância que o professor, por maior que seja sua capacidade, seu conhecimento, sua formação, tenha consciência de que ele e seus alunos estão em locais, ângulos opostos: por outro lado, ele não deve se vangloriar desta hierarquia e muito menos de seu conhecimento. Para que haja uma boa convivência entre professor e aluno um bom diálogo ....LER O ECA *Estatuto da Criança e do Adolescente

Anônimo disse...

Tem Professor que precisa ler Sobre *Estatuto da Criança e do Adolescente - Artigos, temas e textos sobre o ECA É de suma importância que o professor, por maior que seja sua capacidade, seu conhecimento, sua formação, tenha consciência de que ele e seus alunos estão em locais, ângulos opostos: por outro lado, ele não deve se vangloriar desta hierarquia e muito menos de seu conhecimento. Para que haja uma boa convivência entre professor e aluno um bom diálogo

Betinho Alves disse...

Eu queria saber desde de já se a leis morais desta escola vale para alunos e professores?
Certo dia um professor chegou atrasado falei a ele que ele não poderia mais entra sabe o que ele mim falo pois to aqui se vc quiser q sair, perguntei novamente onde fica a leis da escola que tanto alunos como professor chegar atrasado 15 minutos só entram na segundo aula sabe qual foi a resposta do educador e nessa escola tem lei pois se tem não ta sendo comprida!
Logo depois duas meninas estão conversando sobre o assunto o mesmo bravo devido algum problema falo pois é se vocês estão estressados que peguem uma corda coloquem no cabe e coloque uma corda e se foque. Vendo isso perguntei novamente você como educador acha isso certo de dar um conselho deste? Essa cara mim expulsou da sala disse que ia mim dar zero e depois falou que era um inconfiável e ainda quis parte para cima de mim como achasse q eu teria um pingo de medo dele agora fica a questão ai para vcs debaterem.

Anônimo disse...

Caro blogueiro, reparei que seu comentário é bem convincente vendo deste ponto, mas sendo muito curioso fui perguntar a alguns alunos da referida sala o que tinha acontecido, os mesmos me disseram que vc enche o saco deste professor toda aula que ele dá nesta sala e não somente deste professor como também dos outros, vc os desafia, que passar por cima deles, e ainda fala de quem chega atrassado, me disseram que vc entra na hora que quer e nunca eles falam nada, vc só quer ser vitima, mas sinceramente concordo com o pronunciamento do professor quando diz que vc é inconfiavel. tenho toda certeza que este professor não fez isso se não tivesse sido provocado, pois conheço muito bem esse professor e ele é uma pessoa muito legal e interativa com seus alunos. outra, ser um dos diretores do blog da escola não é ser o dono do jornal o globo, só tem uma coisa que era para ser em comum entre vc e o colunista do jornal globo, postar comentário e matérias com o português correto.

Postar um comentário