sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DIRED DIVULGA NÚMERO DE VAGAS PARA FROFESSORES DO ESTADO DO RN.



Comissão responsável pelo Concurso Público para o magistério divulga número de vagas a serem preenchidas



Além de definir o quantitativo geral de vagas, foi discutida a forma de distribuição dos profissionais considerando, também, as disciplinas que compõem a grade curricular. Após o levantamento, a comissão chegou aos seguintes números:

Pólo 1: 1ª e 2ª DIREDs: 961 vagas;
Pólo 2: 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª DIREDs – 1.282 vagas;
Pólo 3: 7ª, 9ª e 10ª DIREDs - 365 vagas;
Pólo 4: 8ª, 11ª, e 12ª DIREDs - 433 vagas;
Pólo 5: 13ª, 14ª e 15ª DIREDs - 459 vagas.

De acordo com os representantes da Secretaria de Educação na Comissão do Concurso, essas necessidades de profissionais foram informadas pelas DIREDs. A diretora jurídica do Sinte e representante da entidade na Comissão, Vera Messias, disse que as vagas a serem geradas devido a Lei do Piso ainda serão reivindicadas pelo Sindicato. Os novos cargos precisarão ser criados por meio de Projeto de Lei, a ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Sinte

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO NA E. E. 20 DE SETEMBRO

E. E. 20 DE SETEMBRO TEM PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

ASTEAMENTO DA BANDEIRA


PROFESSORES E ALUNOS CANTANDO O HINO NACIONAL

ABERTURA DO TORNEIO COM AS EQUIPES DO ENSINO FUNDAMENTAL X ENSINO MÉDIO


ENSINO FUNDAMENTAL-II  X  EJA


EQUIPE DOS PROFESSORES, MEDALHA DE BRONZE


EQUIPE DO 3º NP/A, MEDALHA DE PRATA

EQUIPE DOS PAIS, MEDALHA DE OURO

 A programação esportiva tem início com o asteamento da bandeira na escola as 07:00h. Depois do asteamento da bandeira, professores e alunos cantam o hino nacional e em seguida,  as equipes que irão participar do torneio, seguem para o ginásio de esporte, onde os jogos tiveram início cum uma partida amistosa entre as equipes de futsal feminina da escola.  Apos a partida amistosa, tem inicio o torneio de fut sal masculino envolvendo as equipes:
Ensino Fundamental -II
1º NP/A
3º NP/A
EJA
Professores
Pais
Conselho Tutelar.
No final, a equipe dos pais foi a grande campeã. O 3º NP/A, foi a segunda colocada e a equipe dos professores, ficou com o terceiro lugar. A direção da escola pede desculpas pelas falhas, e agradece a todos os colaboradores do evento.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SEBRAE/RN VISITA E. E. 20 DE SETEMBRO

REPRESENTANTE DO SEBRAE, PARTICIPA DA 1ª AULA DO DESPERTAR

                                        Agêlda "SEBRAE", Elói " Diretor" e Gilberto " Professor".

A representante do SEBRAE-RN, Agêlda Feitosa, da cidad de mossoró, visita E. E. 20 de Setembro, Olho D'água do Borges-RN, e fica surpresa com a grande participação dos estudantes nas oficinas. Agêlda falou da importância do curso para o curriculo do estudante e disse que provavelmente estaria presente na feira que está prevista para o dia 2 de dezembro.

# ALUNO DO 2º ANO "A", ELOGIA ATIVIDADE ESPORTIVA

Passando no ODB NEWS e deixado um comentário para dizer q a escola 20 de setembro está de parabéns, Parabéns, pelo o projeto organizado para o Dia 07 de Setembro no caso amanhã, Alguns organizadores junto com o Diretor Eloi ta conseguindo juntar Pais, Alunos, Professores e Conselho Tutelar junto com o Secretario de Esporte Thiago...Primeira escola q consegui reunir todas essas pessoas para participar de um Torneio organizado pela escola.A escola e os organizadores estão de Parabéns.Bom torneio para todas as equipes e vamos deixar o símbolo da paz brilhar mais do q o símbolo da briga.Paz na escola e na rua!
Do Amigo da Escola:Betinho Alves
PROGRAMAÇÃO DO DIA 7 DE SETEMBRO DA E. E. 20 DE SETEMBRO

A E. E. 20 de Setembro, terá a seguinte programação:

07:00h- Asteamento da bandeira, acompanhada com o Hino Nacional cantado pelos alunos e professores;
08:00h- Abertura do torneio de futsal, com uma partida entre as equipes: femininas do ensino fundamental X feminina do ensino médio;
08:30h- Inicio to torneio com as equipes:
# Ensino Fundamental-II
# 1º Ano "A"
# 3º Ano "A"
# EJA
# Professores
# Pais de Alunos
# Coselho Tutelar

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

COM A PALAVRA, O PROFESSOR ADAÉCIO

EDUCANDO: PERDENDO O MEDO, CAMINHANDO E AJUDANDO A CAMINHAR

Escrever é exorcizar fantasmas. Ou melhor, dialogar com eles. De repente, uma idéia, uma problemática se apossa da gente e a melhor forma de se libertar desse encosto é enfrentá-lo. O que me motivou a escrever estas linhas não foi algo muito novo, nem o que vou falar o é, inclusive. Talvez a novidade seja a descrição de algumas nuances acerca desta problemática.

A questão é antiga e batida: na nossa pratica pedagógica, devemos ser conservadores ou construtivistas? Treinar ou fazer desabrochar inquietações?

Várias são as nuances que comungam para que a educação aconteça como adestramento e treinamento. Vejamos algumas delas. Primeiro vem o fato de que é muito mais fácil fazer o que vem sendo feito desde sempre do que propor algo diferente. Associado a isso, ou como parte deste processo vem o fato de que o capitalismo e seu mercado encorajam a necessidade de se preparar os estudantes para este mundo que ai está, para o dito mercado, instituindo aquilo que Paulo Freire chamou de educação bancária, na qual os aprendizes vão à escola, enchem suas gavetas de palavreados, conceitos e expressões e vão trabalhar. Algo totalmente mecânico. Acima de tudo isso, está o fato de que o ser humano está sempre apegado a certa noção de segurança, tentando sempre encontrar o seu paraíso, o cessar dos conflitos, como se isso fosse alcançado tão facilmente, e por um ato de vontade.

Mas, bancando o advogado do diabo, diríamos: até que ponto se tem direito de propor algo diferente para nossos alunos? Que direito nós temos de jogá-los na correnteza (diriam os mais conservadores)? Vejamos, agindo desta forma conservadora estamos nos colocando como deuses, como entes que deteriam a capacidade e a prerrogativa de decidir pelos outros, nesse caso os alunos. E pior ainda, estamos pressupondo com isso que o aluno é em si refratário ao novo, onde na verdade me parece que essa resistência vem sim é de nós mesmos. No fundo, quase sempre, a batalha a travar é contra nós mesmos.

O fato é que somos ainda muito presos àquela concepção de aluno como tabula rasa, como folha em branco que devemos preencher. Inclusive, acerca disso, lembro-me do que me falou o amigo Newton Lucena outro dia, quando de andada pelas ruas de Natal, sobre o fato de a palavra aluno significar “aquele que não tem luz” (a – negação; luno - luminoso). As palavras realmente são nascentes por onde podemos apanhar os signos do mundo. Essa concepção acerca do aprendente, daquele que está em desenvolvimento, fez com que o professor – este termo inclusive remete àquele que professa, que repete, que doutrina, ao invés de educador, que seria algo mais completo - se transformasse em um profissional, apenas, um assimilador e repetidor de teorias, escravizando-nos nessa tarefa hercúlea de lotar a gaveta, o receptáculo, levar luz a um ser supostamente opaco.

Apesar do relativo pouco tempo que convivo como professor com colegas em escolas, pude perceber nos nossos semblantes a insatisfação com a situação em que estamos metidos, muitas vezes por não desenvolvermos completamente nossas reais questões. Não tenhamos medo meus amigos. Saltemos pra dentro de nós mesmos. O que importa não são os portos, mas a travessia. Devemos exercitar a sabedoria e nessa caminhada nada mais natural e generoso de nossa parte do que ajudar aqueles que estão iniciando a sua travessia, assim como outros nos ajudaram. Eis o que seria uma bela metáfora para a figura e a prática do professor, ou melhor, do educador.

Percebo na maioria dos professores, uma componente muito forte ligada à imaginação, ao sonho, à sensibilidade, sendo este o motivo que talvez os fizeram procurar aquela carreira. Mas acontece que as formatações do sistema educacional o levam a se tornar um treinador de jovens e um repetidor de teorias, e isso faz desaparecer o brilho de seus olhos. Não sei se já ouviram falar, mas os pássaros que não apreendem a voar acabam morrendo de tristeza, de melancolia, digamos. Algo semelhante acomete os professores, inclusive sendo talvez responsável por diversos problemas emocionais relacionados a esta classe.

E o econômico, o mercado, o poder de compra, e o dinheiro, estas neuroses modernas, são obstáculos a transcender – podemos até conviver com elas, mas não podemos deixar que sejam representantes absolutos de nossa natureza, de nossos anseios, pois nos impediriam de alcançar as nossas reais verdades. Lembro nesse instante de uma história transmitida a mim pelo amigo Pablo Capistrano. Por coincidência depois pude ter acesso a esta bela narrativa em livros. O que seria de nós sem os amigos? Sem eles como faríamos o ritual diário? Epicuro que estava certo, um homem precisa de poucos e bons amigos, e de uma vida analisada.


A estória se deu na Grécia Antiga, e se passou, salvo pequenas incongruências, como informo a seguir. Alguns estudantes de filosofia, de tanto ouvirem falar do sábio, do grande Heráclito de Éfeso, decidiram conhecê-lo – este pensador é muito conhecido pelo aforismo em que manifesta o caráter fluido e mutável do mundo, da existência, ao declarar que jamais um homem tomará banho num mesmo rio, pois ambos, passados um segundo que seja, seriam diferentes de outrora. Estes jovens cruzaram grandes distâncias e dificuldades até encontrar a casa daquele velho sábio. Encontrando uma humilde residência tiveram a informação de que ali habitava o eminente Heráclito. Ao observarem aquele senhor velho, tentando acender uma fogueira para se esquecer e talvez cozinhar alguma comida, não se contiveram e exclamaram: “este é o grande Heráclito de Éfeso, considerado o oráculo vivo da Grécia?”. Nesse instante ele olhou para os jovens e balbuciou, do alto de sua grande sabedoria: “Os deuses também habitam esta casa”.

Ritualizemos sempre.
Adaécio Lopes.

# MINISTÉRIO PÚBLICO DIZ QUEM TEM DIREITO A MERENDA

 Advertência do MP tem se transformado em paranóia, diz sindicalista
Os diretores de escolas estão sendo advertidos pelo Ministério Público sobre quem tem direito à merenda escolar. “Essa pressão do MP toma por base as normas gerais do Ministério da Educação, mas tem se transformado em uma verdadeira paranóia”, diz a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
A dirigente chama a atenção para preocupações maiores com a alimentação escolar. É ocaso do financiamento, que já foi investigado pela Controladoria Geral da União (CGU) e veio à tona em março deste ano. Na ocasião, a imprensa denunciou o maior ralo existente para escoamento da verba da alimentação escolar e ele está, justamente, nas prefeituras.
Para a dirigente, o papel do Ministério Público tem se invertido com essa questão. “Apesar das constatações feitas pela CGU, que demonstram os desvios de recursos feitos pelos gestores, das notas frias, do superfaturamento dos produtos, o MP decide centrar suas atenções justamente nos professores, pelo simples fato de se alimentarem da merenda excedente.”, afirma a sindicalista.
Fátima Cardoso lembra que esse assunto já foi pauta de discussão da assembleia da categoria e reafirma a deliberação da época: "A alimentação escolar é do aluno, isso é lógico. Contudo ela não está restrita só aos estudantes. A comunidade escolar pode se alimentar também, desde que não falte para os alunos.”, disse.
O que mais impressiona é não se poder utilizar o alimento que é excedente. “Há falta de alunos, existe uma variação no consumo do alimento, entre os estudantes, alguns deles levam merenda de casa etc. Sendo assim, a quantidade de alimento preparado sempre é superior ao que é consumido pelos alunos. Que mal há em e ele ser utilizado pelos trabalhadores? É preferível que a comida vá para o lixo a ser redistribuída?”, questiona a dirigente.
A sindicalista disse, ainda, que solicitará ao MP um trabalho efetivo naquilo que realmente que destrói o Patrimônio Público, que é a má gestão da verba destinada à merenda escolar.
Fonte: Sinte-Rn

# PROFISSIONALIZAÇÃO DE  MERENDEIRA ESCOLAR

Há um Projeto de Lei sobre a profissionalização de Merendeira Escolar que tramita na comissão de seguridade e família sob o número de 509/11. Caso seja aprovado, o projeto obrigará as escolas públicas e filantrópicas da Educação Básica a terem técnicos em alimentação escolar.
O projeto de lei combina com a formação técnica do Pró-Funcionário, criado no governo Lula. A importância da futura lei consiste em obrigar aos estados e municípios a se profissionalizarem e a evitar a contratação de empresas para esse fim. Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, esse Projeto de Leisó reforça a pauta de reivindicação da categoria. “Insistir na realização de concurso público será o caminho de luta da nossa entidade.”, afirma.

Fonte: Sinte-Rn

domingo, 4 de setembro de 2011

*BLOG DA E. E. 20 DE SETEMBRO, RECEBE CERTIFICADO


Foi relalizado ontem 03/09/2011, na cidade de Tenente Ananias, um encontro de blogueiros e representantes de sites, que teve dois excelentes palestrantes: Dr. Nilo Ferreira Filho( Juiz substituto do TRE/RN) e Ana Ruth Dantas, jornalista e representante do Blog " panorama político" do jornal Tribuna do Norte. Varios blogueiros e  representande de sites, de diversas cidades do RN, participaram do encontro, e todos receberam o certificado de participação.


Blogueiros de várias cidades do RN


Mozar "organizador", Dr. Nilo "palestrante", Ana Ruth "Jornalista" e Maria José "Prefeita de Tenente Ananias".

sexta-feira, 2 de setembro de 2011



MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets, computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro, a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulga pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
 
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.”

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”

Fonte: Robison Pires


# VEM AÍ O MAIOR TORNEIO DE FUTSAL DA E. E. 20 DE SETEMBRO

 Neste dia 07 de setembro, haverá um grande torneio de futsal entre os alunos de cada turma do ensino médio, professores, pais de alunos e uma turma do ginásio"ensino fundamental-II". A equipe dos professores já está formada. Os atletas escritos são: João Paulo, Charles, Elói, Berg, João Maria, Gean, Gilson, Neitinho, João Victor e Betinho.
A imprensa local, fará toda cobertura do evento. Vai ser Show de Bola.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

VEM AI O ENEM 2011!



PROVA DO ENEM SERÁ REALIZADA NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO

enem 
Cerca de 116 mil estudantes potiguares participarão nos dias 22 e 23 de outubro do Enem de 2011. O Exame é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do ProUni. Além disso, a nota do Enem pode ser utilizada para disputa em vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país através do SiSU.

Com informações do Sociedade Ativa

# A VOLTA DAS BICICLETAS
 Os municípios do Rio Grande do Norte vão receber do Governo Federal, através do Ministério da Educação, 2 mil bicicletas e 2 mil capacetes para estudantes do fundamental e médio, dentro do Programa Caminho da Escola. A informação foi confirmada ontem pela assessoria da deputada federal Fátima Bezerra.

No Rio Grande do Norte, as primeiras cidades contempladas pela Programação foram: Marcelino Vieira, Ruy Barbosa, São Tomé, Umarizal, Vera Cruz e Viçosa. As demais cidades, com até 20 mil habitantes, também poderão se inscrever no Plano de Ações Articuladas (PAR) para receber bicicletas para seus alunos. É meta do governo comprar até o final de 2011 pelo menos 100 mil bicicletas e capacetes.Através do mesmo programa, o Governo Federal já distribuiu 12 mil ônibus escolares no País. Esta frota pode aumentar, conforme as solicitações feitas pelos prefeitos ao Governo Federal para este fim. Com relação às bicicletas, depois da fase experimental, o Ministério da Educação espera atender toda a demanda nacional.

Fonte: Sociedade Ativa

#  NA EDUCAÇÃO TEM DE TUDO

Assú: Escola está sem energia há 20 dias

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escola_sem_energiaNa manhã do dia 31, a Promotora de Justiça Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo realizou uma inspeção no prédio onde fica a Escola Estadual Poeta Renato Caldas, em Assu/RN, e constatou que a escola se encontra totalmente sem energia elétrica, o que impossibilita o funcionamento da instituição, uma vez que as salas não possuem janelas para entrada de luz e ventilação.

Além disso, segundo informações da Diretoria do colégio, o problema de não fornecimento de energia elétrica persiste há 20 dias. Em razão da necessidade de reposição de aulas não ministradas durante o período da greve da rede pública estadual de ensino, a falta de eletricidade se torna um problema ainda mais grave.
Diante da situação, o MPE recomendou à Diretora da 11ª DIRED (Diretoria Regional de Educação) que, no prazo de cinco dias, sejam adotadas as providências necessárias para o retorno do funcionamento da energia elétrica na Escola Estadual Poeta Renato Caldas, de modo que os 700 alunos tenham seu direito fundamental à educação.

Fonte: MP/RN