quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MAIS UM PROFESSOR SE APOSENTA NA E. E. 20 DE SETEMBRO

A PROFESSORA, MARIA SELINEIDE DA SILVA RODRIGUES, DEIXA A ESCOLA COM SAUDADES.

Depois que teve sua aposentadoria publicada, a professorra MARIA SELINEIDE DA SILVA RODRIGUES, deixa a escola estadual 20 de setembro. Pelo seu brilhante trabalho prestado a esta instituição de ensino, a professora Selineide leva em sua bagagem, muitas saudades de todos, e deixa nos arquivos da educação, a marca da competência. Um grande abraço de seus amigos e amigas, hoje e sempre com você.

Elói de Souza.

#OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA

Os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio da E. E. 20 de setembro, fazem hoje as provas da olimpíada de matemática. Os professores de matemática estarão dando 0,1 ponto por acerto, e essa iniciativa,  fez  com que a participação dos alunos aumentasse. Os alunos terão 2:00h e 30:00min para responderem as provas. Depois da entrega do gabarito aos professores aplicadores, os educandos estarão livres de atividades pelo resto do turno. O mesmo acontece na  E. Municipal Antonio Carlos de Paiva.

Elói de Souza

terça-feira, 16 de agosto de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS DA E. E. 20 DE SETEMBRO, SAIRÁ EM BREVE.

PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO TURNO VESPERTINO, REUNIRAM-SE PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO: FEIRA DE CIÊNCIAS.

Um tecnico da 12ª DIRED, da cidade de Mossoró e uma professora da rede estadual tambem da cidade  de mossoró, estiveram hoje por volta das 17:00h, aqui na E.E. 20 de setembro, para esclarecimento de como trabalhar projeto científico com alunos do ensino médio. Os professores mossoroenses apresentaram um slide sobre como trabalhar o projeto "ciência para todos no semiárido potiguar".Os alunos que estavam presentes, ficaram bastante motivados e a professora Ester Neta de Araújo, se dispôs a coordenar o projeto. Os três melhores projetos serão apresentados em Umarizal e os melhores da 14ª Dired, irão para grande disputa entre as DIREDs: 12ª, 13ª, 14ª e 15ª DIREDs. Os três finalistas ganharão uma bolsa de incentivo ao trabalho cientifico e a escola vencedora, receberá um microscópio.
Nós que fazemos a E. E. 20 de setembro, agradecemos aos professores que participaram do encontro e em especial a, professora Ester, por ter aceitado o desafio.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PARADA PELO PISO.

Professores de escolas públicas de todo o país param suas atividades amanhã (16) a fim de chamar atenção para o cumprimento da lei que estabelece um piso salarial para a categoria. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e em pelo menos 11 estados os sindicatos locais prepararam assembleias e outras atividades de mobilização.

A lei foi sancionada em 2008 e determinava que nenhum professor da rede pública com carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos do que R$ 950. O valor do piso corrigido para 2011 é R$ 1.187. Naquele mesmo ano, cinco governadores entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a constitucionalidade da legislação e só este ano a Corte decidiu pela legalidade do dispositivo.

Com a sinalização do Supremo a favor da Lei do Piso, os professores deram início a uma mobilização nacional para garantir o seu cumprimento. Segundo a CNTE, alguns municípios e estados ainda pagam valores inferiores ao estabelecido em lei. O STF confirmou durante o julgamento que o piso deve ser interpretado como vencimento básico: as gratificações e outros extras não poderiam ser incorporados à conta.

As prefeituras alegam que faltam recursos para pagar o que determina a lei. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), seriam necessários mais R$ 1,9 bilhão para cumprir o dispositivo. Levantamento feito pela entidade com 1.641 municípios mostra que, considerando o piso como vencimento inicial, a média salarial paga a professores de nível médio variou, em 2010, entre R$ 587 e R$ 1.011,39. No caso dos docentes com formação superior, os valores variaram entre R$ 731,84 e R$ 1.299,59.
#SOCIÓLOGO DEFENDE LITERATURA DE CORDEL

A literatura de cordel tem um papel fundamental na história do Brasil, mas esse gênero ainda é muito desconhecido, lamenta o professor de sociologia Fernando Antônio Duarte dos Santos, o Nando Poeta. Ele coordenará, no próximo dia 27, o 1º Fórum de Cordel em São Paulo, que reunirá acadêmicos, pesquisadores e poetas para debater a importância do ensino dessa arte nas escolas de ensino médio e fundamental.

Nascido no Rio Grande do Norte, Nando Poeta leciona há quatro anos em uma escola estadual da zona sul da capital paulista. Ele é um dos defensores dessa difusão cultural. “O cordel ainda é muito excluído da academia, com algumas exceções, a exemplo da USP [Universidade de São Paulo], que tem uma cadeira para o estudo.” Segundo o professor, mesmo no Nordeste, os espaços ainda são muito fechados.

Para Nando Poeta, o fato de a literatura de cordel estar muito direcionada às temáticas sociais torna ainda mais importante a ampliação de espaços para o ensino desse gênero.

De acordo com o professor, uma das obras de cordel mais requisitadas é a de autoria de José Pacheco: A Chegada de Lampião no Inferno. Um dos trechos diz: “Um cabra de Lampião/Por nome Pilão Deitado/ Que morreu numa trincheira/Em certo tempo passado/Agora pelo sertão/Anda correndo visão/Fazendo mal-assombrado.”

No cinema, o cordel também foi adotado em trabalhos como O Homem Que Virou Suco, filme brasileiro de 1981, dirigido por João Batista de Andrade, e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.
Agência Brasil

#NOTÍCIAS RÁPIDAS : 16/08/2011

CAPACITAÇÃO - Com o objetivo de sensibilizar jovens do ensino médio para a atuação nas engenharias voltadas à área de petróleo e gás, será lançado amanhã, 18, em Mossoró, o Cedipetro. O Centro de Desenvolvimento Tecnológico oferecerá aos jovens capacitações, palestras, e outros eventos para conhecer as áreas de atuação em petróleo e gás, bem como as oportunidades do mercado. 
ENCONTRO - O vice-governador Robinson Faria deverá participar amanhã, 17, da reunião dos presidentes estaduais do PSD, em Brasília. O encontro servirá para iniciar a definição da estratégia da legenda nas eleições municipais de 2012. Na quinta-feira, 18, os representantes vão se reunir com a presidenta Dilma Rousseff.
INICIATIVA - Um total de 77 estudantes do ensino médio de todos os estados brasileiros foi selecionado pela Câmara dos Deputados na 8ª edição do Parlamento Jovem. A iniciativa, que será realizada entre 26 e 30 de setembro, permitirá que os alunos participem de uma experiência parlamentar em Brasília e simulem o trabalho dos deputados federais.
CONCURSO - O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, anunciou a realização de um concurso do INSS. Segundo ele, o edital deverá ser publicado até o final de setembro. No total serão 2.700 vagas, sendo 2.000 para técnico previdenciário; 500 para perito e 200 para assistente social.
MUDANÇA - Conforme decreto assinado pela governadora Rosalba Ciarlini e publicado no Diário Oficial, os travestis e os transexuais do Estado poderão usar nome social em todos os atos da administração pública e indireta do Estado. O decreto não se aplica para fins de confecção de documento oficial.
VOOS - A Trip Linhas Aéreas irá operar em Mossoró a partir da segunda quinzena de setembro ou da primeira quinzena de outubro. As possíveis datas para retomada de voos comerciais na cidade ficou acertada após negociações entre representantes da empresa e o Governo do Estado.
JUIZ - O Tribunal de Justiça do RN vai realizar concurso público para juiz substituto. Ao todo, serão 60 vagas distribuídas para todo o Estado. As regras do concurso e o programa de disciplinas ainda não estão concluídos. Também ainda não foi definida a possível data para realização das provas.
INSEGURANÇA - Segundo o procurador-geral da Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, pelo menos 76 Procuradorias necessitam de segurança no Estado. O procurador alerta que na maioria das unidades faltam detectores de metais, sensores, vigilantes treinados e rotas de fuga.
PROJETO - A deputada Larissa Rosado apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da oferta da vacina contra HPV na rede pública de saúde do Estado. Conforme o projeto, a vacina contra a HPV será disponibilizada pela rede de saúde a todos os cidadãos com idade entre 9 e 26 anos

Fonte: Clic RN

domingo, 14 de agosto de 2011

AME SEU PAI TODO DIA


Não deixe para dar importância ao pai, apenas quando precisar dele. E não queira persentia-lo apenas com objetos. O amor é o maior presente que alguém pode receber. Ame-o.

I
Todo ser humano tem
um pai antes de nascer
mas muitos depois que nasce
não pode o pai conhecer
uns porque não tem mais
outros não querem ver

II
quem tem um pai pode crer
que tem algo interessante
uma pedra preciosa
o mais lindo diamante
mas tem filho que não acha
o seu pai muito importante

III
o pai é a luz brilhante
no caminho do seu filho
quem não tem o pai presente
sente a falta do seu brilho
a locomotiva humana
o pai é quem põe no trilho

IV
todo pai quer ver seu filho
dentro da sociedade
mas tem filho que não quer
o laço da amizade
de tudo que o pai ensina
ele esquece da metade

V
amor e sinceridade
o pai a seu filho envia
o filho precisa ter
o seu pai na companhia
e nunca esquecer de dar
amor ao pai todo dia

Feliz dia dos pais.

Elói de Souza


sábado, 13 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO DO RN PRECISA MELHORAR, AFIRMA GOVERNO.

Os problemas na rede estadual de Educação vão além de instalações precárias. O Estado é um dos poucos do país que não possui um Plano Estadual de Educação, atualizado e moderno. Na manhã de ontem, a governadora Rosalba Ciarlini, reconheceu que a situação é preocupante e anunciou que, em setembro, vai convocar todos os prefeitos, gestores e especialistas de educação para uma mobilização em favor da educação. O principal foco será a elaboração do Plano Estadual de Educação a longo prazo.
elisa elsieGovernadora Rosalba Ciarlini defende a elaboração de um  plano estadual de educação ainda este anoGovernadora Rosalba Ciarlini defende a elaboração de um plano estadual de educação ainda este ano

"Como é que um Estado como o nosso não tem um Plano Estadual, atualizado e moderno, para, pelo menos dez anos, que seja permanente. Não se pode construir uma boa educação sem continuidade", afirmou a governadora em entrevista à TRIBUNA DO NORTE.

Durante o seminário "Agenda para mudanças curriculares no Ensino Médio", no auditório do CTGAS, a governadora lamentou os índices do estado. "O resultado do ensino médio no Rio Grande do Norte é um desastre, é péssimo, e digo isso com base nos indicadores do Ideb, do ano passado", afirmou. Em 2010, o Rio Grande do Norte obteve a segunda pior nota - 3,9, ficando atrás apenas do estado do Piauí.

Segundo Rosalba, em 2010, o governo do estado recebeu R$ 42 milhões, extras, do Ministério da Educação para investimento no ensino médio. "Os resultados desses investimentos não apareceram. Não vimos resultados práticos. Não houve nenhuma melhoria", afirmou.  Ela disse que os baixos indicadores não  significam que não existem boas escolas.

"Temos escolas de excelência. Temos escolas que tem Ideb acima da média nacional, mas é uma aqui outra ali. Queremos que todas possam ser melhor", anunciou. A governadora disse que a greve atrapalhou os planos do governo. A ideia era lançar a campanha de mobilização em maio. O objetivo é mostrar o diagnóstico da educação e abrir um debate sobre perspectivas e planejamento da educação. "Se não tiver uma ação articulada com os municípios não melhora. Como o ensino médio vai ser melhor se o básico não melhorar".

Hoje, de cada dez alunos que sai do ensino fundamental somente 3,5 termina o ensino médio, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. "Isso é uma coisa triste. Mostra exatamente a falta de estímulo", afirmou a governadora, ressaltando a necessidade de associar o profissionalizante ao ensino médio. O seminário realizado ontem foi promovido pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Rogério Marinho.

Segundo a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, os recursos extras liberados em 2010, pelo MEC foram exclusivos para apoio ao ensino médio, considerando que a universalização desse nível é meta prioritária do governo federal. "Foram feitos investimentos em formação, que não repercutiu, por falta de um foco prioritário e de projetos que sejam promissores ao longo de anos".

Segundo ela, "se esperava que o ensino médio não só com esse dinheiro, mas com todos os projetos vinculados a ele, tivesse ganho de estrutura, não só construções de prédios, mas também em qualidade". A secretária disse que é preciso vislumbrar uma estrutura pensada para acolher o ensino médio na sua diversidade. Betânia Ramalho afirmou que o diagnóstico que se tem é desanimador, "do ponto de vista do que se deixou fazer". Mas o governo tem esperança de "colocar a locomotiva nos trilhos".

A SEED está preparando um planejamento para buscar recursos extras no MEC, a exemplo do que aconteceu ano passado. "Vamos focar o ensino, a aprendizagem e a diversidade da formação. O ensino médio tem que ganhar status porque a população carente, que precisa da rede pública quer ter uma oportunidade para alavancar o futuro".

Bate-papo

Cláudio Moura Castro, Especialista em Educação e mestre em Economia e Filosofia

"O ensino médio no Brasil é o único no mundo que só tem uma opção e dentro dessa opção não há oportunidades de escolha. É um modelo impossível. É um desastre trágico". A opinião é do especialista em Educação, Cláudio Moura Castro, que esteve em Natal, ontem, para conferência no seminário "Agenda para mudanças curriculares no Ensino Médio". Para o especialista a atual legislação do ensino médio é um convite à desobediência civil.  Respeitado internacionalmente, na área de educação, Cláudio de Moura Castro é mestre em Economia e Filósofo. Publicou dezenas de livros e, atualmente, é conselheiro do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Banco Interamericano de Desenvolvimento e presidente do Conselho Consultivo da Faculdade de Pitágoras, além de manter uma coluna quinzenal na revista Veja. Confira a entrevista!

Que conceito o senhor dá para o ensino médio no Brasil?

O ensino médio no Brasil é o único no mundo que só tem uma opção e dentro dessa opção não há oportunidades de escolha. É um modelo impossível. É um desastre trágico. Você tem o aluno mais brilhante até o que chega no ensino médio analfabeto, pela lei ele tem que fazer a mesma coisa. Em nenhum país do mundo isso é assim. Ou o Brasil está certo e o mundo todo está errado. Ou o Brasil está errado. Qual é a probabilidade que se tem nessas duas alternativas?

Quais seriam os gargalos do ensino médio?

Um deles é esse de que você não tem alternativa. Todo mundo tem de fazer a mesma coisa. Depois tem disciplina demais, 15, e ainda o inglês. Dentro de cada disciplina, tem um programa super, hiper ambicioso, muito difícil, de muita detalhe. Acaba que é tão ambicioso que não dá pra fazer nada, então o professor termina sem nenhuma orientação do estado sobre o que você vai fazer na sua escola. Onde tem coisa demais não se aplica nada. E como a gente só aprende quando aplica, o fato de não aplicar significa que não aprende.

Está aí as razões da evasão?

Claro. A escola é chata. Se você perguntar a um aluno de escola pública, o que ele usa do que aprende na sala de aula, ele não vai saber dizer porque ele não usa nada. O que ele aprende hoje não serve pra nada. É puramente decoreba.

A arquitetura do ensino médio está distorcida?

Ela está equivocada. Se não mudar podemos até ter alunos que aprendem em escolas boas, mas remando contra o sistema, contra as normas. Ele aprende apesar de o sistema ser ruim. Hoje, ao invés de o sistema favorecer o aprendizado, ele dificulta o aprendizado.

Então quais são as soluções?

Bom, solução mais dramática é fazer com que o currículo seja o que diz Whitehead [matemático e filósofo britânico]: tudo que for aprendido tem de ser em profundidade. E pra mim o currículo é: apender a ler, aprender a ouvir, aprender usar números para resolver problemas do mundo real e aprender a pensar. Está aí o currículo, não precisa de mais nada.

E a proposta de um ensino médio diversificado?

Isso está mal no plano e também no relatório do Conselho Nacional de Educação. A ideia é reforçar os tradicionais conteúdos dos vestibulares, mas também ampliar o leque de possibilidades dos alunos, com preparação profissional e formação ética, só que isso é inviável com o número excessivo de matérias que tem o ensino médio. A proposta mantém as 16 disciplinas. Eu fiquei estarrecido de ver que o documento do CNE registra a existência dessas matérias todas e não se desespera. Eu se tivesse no conselho estava esbravejando, mas o conselho diz: vamos diversificar. E ai mostra todas as matérias obrigatórias. Não há como diversificar. E se puser o ensino técnico concomitante, o aluno pode ter que fazer 25 matérias diferentes por ano.

Hoje, no caso do ensino técnico, há muita distância entre o que a escola pode oferecer, o que  o aluno quer e o que o mercado exige?

Tem uma distância grande. Agora, quando você pega o ensino técnico, como o do Senai, altamente especializado; e de algumas escolas técnicas federais,  ele é bom, principalmente o pós-médio que é muito melhor que o concomitante. Quando chega no pós-médio o aluno já se livrou daquela maldição das disciplinas excessivas, aí ele passa um ano aprendendo a profissão. Mas o MEC não gosta disso, ou melhor dizendo, não é o MEC, são os ideólogos do MEC que não gostam disso.

Há deficiência principalmente na formação de professores. Falta uma Capes para qualificação de educadores do ensino médio e técnico?

Você não tem bons programas que financiem a formação de professores na área técnica. E no acadêmico, falta gente para ensinar matemática e ciências naturais.

O CNE e a Câmara Federal estão discutindo uma agenda para o futuro, mas e o agora, o que é possível mudar com as normas que se tem?

Tem duas maneiras. Uma é você mudar a norma; outra é você não cumprir a lei, que é mais prático a curto prazo. Você finge que cumpre e não cumpre. A lei do jeito que está é um convite à desobediência civil. Nós temos que ter um momento de desobediência civil na lei do ensino médio, que é o que acontece nas escolas boas. Aposto que se for na melhor escola privada de Natal o professor física é engenheiro. Agora, a escola pública é obrigada a contratar um cara que é professor de geografia, para lecionar física, mas o que importa para a lei é que ele tem diploma de professor. Na verdade, isso não adianta nada para ensinar física.

Quais é o remédio para o a educação no Brasil?

É o professor chegar na sala de aula e dizer o que eu tenho de fazer para essa sala de aula ser boa e o aluno aprender. Se a gente não consegue mudar a lei, é apesar da lei. Se a gente conseguir uma lei melhor, será com o auxílio dela.

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

EX ALUNOS PARTICIPAM DO DIA DO ESTUDANTE NA E. E. 20 DE SETEMBRO


Ex alunos da E. E. 20 de setembro, participam da escolha da mais bela estudante 2011.
Um dos pontos mais aplaudidos da gincana do dia do estudante da E. E. 20 de setmbro, foi a escolha da mais bela estudante 2011.As escolhidas foram:
3º = Nivica com 156,5 pontos; 2º = Nilva com 160,5 pontos e 1º = valdelice com 163 pontos.Quem tambem participou do evento, foram as ex professoras: Ritas freitas, Maria de Lourdes Costa, Francisca de Souza e Rita Pereira. O evento foi muito bem organiza e contou com a participação dos rpofesores e funcionários do turno vespertino e noturno. A premiação ficou por conta das professoras: Zahila, Kaite e Ester Neta. Ao término da escolha da mais bela estudante, um grupo de dança de rua da cidade de Umarizal fez uma apresentação para o público e no final da gincana o grupo de dança da escola, fez sua apresentação encerrando com chave de ouro o evento de comemoração ao dia do estudante. 
Eloi de Souza 

MOMENTO COM DEUS, NA E. E. 20 DE SETEMBRO

Alunos e ex alunos da E.E. 20 de Setembro, Olho D'água do Borges-RN, fazem sua segunda apresentação durante o intervalo das aulas do turno vespertino no dia de quarta-feira. Dessa vez, dia 10\08\2011, a garotada apresentou o teatro, “Leilão de uma Alma”. A cada dia o evento se expande em audiência e com repercussão nas salas de aula da escola. Os alunos se comportam maravilhosamente bem durante as apresentações. O momento com Deus está repercutindo positivamente. Só nos resta agradecer ao evangélicos da Igreja de Cristo e dizer para as demais igrejas que tiverem algo de interessante para apresentar, que nos outros dias da semana, a escola estará disponibilizando para todos aqueles que nos procurarem. Como Paulo Freire diz:” O processo educativo só se constrói coletivamente”, e essa coletividade passa por todos os seguimentos da sociedade.
Elói de Souza