sexta-feira, 27 de julho de 2012

DESENVOLVIDO E SUBDESENVOLVIDO, SOMO QUAL?

 LEIA O TEXTO A SEGUIR, E CLASSIFIQUE O SEU LUGAR

 Lugar subdesenvolvido, menos avançado ou menos desenvolvido: de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre outros lugares do mundo. Um lugar é classificado como menos desenvolvido se preencher três critérios com base em:
    Baixa renda(média trienal do PIB per capita de menos de US$ 750, que deve ultrapassar US$ 900 para sair da lista)
  • Fraqueza em recursos humanos (com base em indicadores de nutrição, saúde, educação e da alfabetização de adultos)
  • Vulnerabilidade econômica (com base na instabilidade da produção agrícola, a instabilidade das exportações de bens e serviços, a importância econômica das actividades não tradicionais, exportar mercadoria concentração, e desvantagens económicas, bem como a percentagem de população deslocada por desastres naturais)
·       Lugar desenvolvido é utilizado para descrever os lugares que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, tomando como base alguns critérios. Quais critérios devem ser utilizados e quais lugares podem ser classificados como desenvolvidos são questões controversas e há um debate feroz sobre isso. Critérios econômicos têm vindo a dominar as discussões. Um dos critérios utilizados é a renda per capita e o valor do produto interno bruto per capita de cada lugar(município, estado ou pais). Outro critério econômico é a industrialização. Os lugares onde os setores terciário e quaternário da indústria predominam na economia são considerados desenvolvidos. Mais recentemente, uma outra medida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), começou a ser utilizado. O IDH mede três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida e é uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma determinada população. Os desenvolvidos geralmente são os que apresentam IDH elevado. Os que não entram em tais definições são classificados como em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

·         Termos semelhantes aos de desenvolvidos incluem avançados, industrializados, mais desenvolvidos, mais economicamente desenvolvidos, lugares de primeiro mundo. O termo industrializado pode ser um pouco ambíguo, visto que a industrialização é um processo contínuo que é difícil de definir. O termo utilizado pelos geógrafos modernos para descrever especificamente o estatuto referidos como economicamente mais desenvolvidos.

Diferenças entre Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Na história da humanidade sempre existiram nações pobres e nações ricas. O mundo atual, porém, apresenta um desequilíbrio que não se compara com o de nenhuma outra época.
Foi principalmente no período após a Segunda Guerra Mundial que os povos acordaram para a realidade: o mundo estava desequilibrado, pois um grande desnível separava uma nação de outra. Assim, além da divisão do mundo em capitalistas e socialistas, havia uma outra: de um lado, alguns ricos, poderosos e desenvolvidos: do outro lado, muitos pobres, dependentes, subdesenvolvidos.
Mas, o que é ser um lugar desenvolvido ou subdesenvolvido? Para você compreender essa subdivisão do mundo, vamos estabelecer algumas características do que seja desenvolvido e subdesenvolvido.
O MUNDO DESENVOLVIDO: Fazem parte do mundo desenvolvido países que já atingiram um alto nível de industrialização e conseguiram substituir grande parte da energia humana ou animal pela força das máquinas a vapor, gás, eletricidade, petróleo ou mesmo energia nuclear.
As principais características de um país desenvolvido são:
·         Alto grau de capacidade técnico-cientifico;
·         Modernos e eficientes meios de trasporte terrestre, aéreo e marítimo;
·         Atualizados e bem distribuídos meios de telecomunicação;
·         Agricultura moderna e racional;
·         Predomínio da população urbana sobre a rural;
·         Nível de vida bastante elevado;
·         Pequeno ou nulo número de analfabeto;
·         Baixa taxa de natalidade;
·         Baixa taxa de mortalidade infantil.

Como resultado de tudo isso, os países desenvolvidos mantêm um substancial aumento em sua produtividade e, assim, podem atender às necessidades e aspirações de seu povo.
O MUNDO SUBDESENVOLVIDO: é uma situação econômica-social caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais. Tal dependência manifesta-se das seguintes maneiras:
·         Deficiência tecnológica;
·         Endividamento externo;
·         Relações comerciais desfavoráveis;
·         Influência de empresas estrangeiras.
Tem muita gente pensando que está vivendo em um lugar de primeiro mundo, apaludindo tudo, sem nenhum critério.

"É FACIL FALAR, DIFICIL É TER CONCIÊNCIA DO QUE ESTÁ FALANDO".

.


COM UMA ADMINISTRAÇÃO DESORGANIZADA, COLONIA DE PESCADORES DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES, PARA NO TEMPO

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, através da sua Gerência de Aquicultura, deu continuidade às atividades de piscicultura desenvolvidas nos municípios de Caicó e Caraúbas.

Na ultima sexta-feira (20), foi realizada a transferência dos alevinos dos tanques-redes para as gaiolas. A partir de agora, as tilápias passam pelo processo de engorda e, dentro de quatro meses, estarão prontas para o consumo.

Os dois municípios realizam o cultivo de tilápias em gaiolas, com assistência técnica da EMPARN e recursos adquiridos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de projeto de pesquisa conduzido pela equipe da empresa.
Ao contrário de Olho D'água do Borges, que o açude Brejo com um bom volume de água, não deu proceguimento ao projeto. Não basta apenas as pessoas quererem fazer algo. É preciso saber. E quem sabe, faz acontecer.

ESTADO CONVOCARÁ 994 PROFESSORES


O Governo do Estado reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (26) para apresentar um balanço da gestão na Educação do Rio Grande do Norte. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho detalhou as ações realizadas nos 17 meses de governo e anunciou uma série de medidas para suprir as necessidades das escolas, que estão com falta de professor. Entre as ações, a secretária destacou a convocação, em segunda chamada, de 944 professores aprovados no último concurso, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado até este o próximo sábado (28).

Serão convocados 372 professores para 1ª e 2ª Dired´s, regionais Natal e Parnamirim, que juntas englobam 16 municípios; 255 para 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª Dired´s, regionais Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau e João Câmara, que juntas agregam 54 municípios; 101 para 7ª, 9ª e 10ª Dired´s, regionais Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, que juntas totalizam 31 municípios; 97 serão convocados para 8ª, 11ª e 12ª Dired´s, regionais Angicos, Assú e Mossoró, que juntas possuem 24 municípios; e 119 para 13ª, 14ª e 15ª Dired, regionais Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, que englobam 42 municípios.

Fonte: DN Online

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MULHERES EM ALTA, NA E. E. 20 DE SETEMBRO


Na abertura dos JERNs, da Regional de Umarizal, tivemos a aluna do 3º Ano "A", Luciana Elisa, participando do concurso de Miss Atela e ficando com a 3ª colocação.
Tinhamos na parte espotiva, duas equipes de futsal masculina ( infantil e juvenil),ambos eliminados sem conseguir medalhas. Tinhamos apenas uma equipe de futsal feminino na categoria "Mirim", que está sendo o destaque do futsal do 20 de Setembro. Em 2011, ficamos com a medalha de bronze em este ano, fomos medalha de prata. Estamos aguardando o ouro em um futuro bem proximo.
Diante das dificuldades enfrentadas pela equipe, até mesmo para treinar, que só dispomos de dois dias por semana, por não ter quadra de esporte na escola e ter só um ginásio de esporte no município, a equipe se comportou na competição como gente grande. Muito educadas, as meninas reclamavam por serem chingadas com palavrões pela equipe de Messias targino. Diante de tudo isso, as garotas não se envergonharam e chegaram a medalha de prata vencendo a equipe da Escola Municipal Antonio Carlos de Paiva por 2 X 0.
Parabens princesas, vocês merecem. Adoro vocês.
"Elói de Souza"

terça-feira, 24 de julho de 2012

SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS EM ASSEMBLEIA


SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARAÚBAS/RN PARTICIPAM DE MAIS UMA ASSEMBLEIA GERAL

Bom número de servidores participou da Assembleia desta manhã.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas (SINDSPUMC) realizou na manhã de hoje mais uma Assembleia Geral Ordinária.
O encontro foi comandado pela professora Herculana Neta, Coordenadora Geral da entidade. na oportunidade, foram repassados alguns informes e discutidas questões importantes, como a realização do III Congresso dos Servidores Públicos Municipais e o resultado dos diálogos com o Executivo.
Herculana Neta coordenou o encontro.
Dezenas de servidores prestigiaram a Assembleia, realizada no auditório da Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão".

Fonte:CaraúbasHotNews

segunda-feira, 23 de julho de 2012

NOVOS PROFESSORES SERÃO NOMEADOS, ESTA SEMANA




Estado vai nomear cerca de 900 novos professores

Para suprir a necessidade das escolas que estão sem professores, a secretária de Estado da Educação (SEEC), Betânia Ramalho, está adotando uma série de medidas. Até a próxima quarta-feira (25), vai publicar no Diário Oficial do Estado a nomeação de aproximadamente 900 professores na segunda chamada do concurso.

Outra medida é a prorrogação por igual período dos contratos dos professores temporários que estão em exercício, de acordo com a Lei Complementar Nº 9.353/2010. A prorrogação foi publicada no DOE da última sexta-feira (20).

Além disso, a SEEC está dobrando o número de professores com horas suplementares, onde os servidores que já trabalham em regime de 30 horas semanais, passam a trabalhar 40. No total, 2.197 professores do estado estão recebendo hora suplementar em 2012. Ao mesmo tempo, continua o remanejamento dos professores que estão fora de sala de aula.

“A equipe da secretaria está avaliando o rol de servidores de cada escola e corrigindo as distorções. Há escolas em que o número de professores em atividades de apoio pedagógico é superior ao de profissionais em sala de aula e o nosso foco é a sala de aula”, destacou Betania Ramalho.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Estado.
 
Fonte: Carlos Santos
 

ÂNGELA VITÓRIA É DESTÁQUE DAS QUADRILHAS ESTILIZADAS EM UMARIZAL


A aluna do 3º Ano, Ângela Vitória foi vencedora do concurso de rainha das quadrilhas estilizadas na cidade de Umarizal-RN. A garota vem se destacando, pela sua elegância e seu carisma com todos.
Parabéns, Angela . Você merece.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

E. E. DE SETEMBRO, PARTICIPA DO DESFILE DA MISS ATLETA, E CONSEGUE O 3º LUGAR























Dentro da programação da festa de abertura da etapa regional dos JERNs 2012 em Umarizal, foi realizada a 1ªedição do Concurso Miss Atleta. O evento promovido pela 14ª Dired, através da coordenação regional do JERNS, sagrou campeã a atleta Maria Isabelly da Silva da cidade de Patu.
Dezoito candidatas desfilaram para o público presente no ginásio poliesportivo Antonio Jose De Oliveira e para os jurados que julgaram as concorrentes nos quesitos beleza, desfile, simpatia, traje e desenvoltura.
Maria Isabelly da Silva da Escola Dr. Edino Jales conquistou a faixa de campeã da Miss Atleta 2012. A segunda colocação ficou com Mirian Maria Cavalcante, candidata representando o colégio Efetivo de Umarizal. O terceiro lugar ficou com a atleta de Olho Dágua do Borges, Luciana Elisa da Silva da Escola Estadual 20 de Setembro.
Fonte: Umarizal em Fotos

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O PROFESSOR DA "UERN" VAI A ZONA RURAL DE SEU MUNICÍPIO, NO FINAL DE SEMANA

Professor Escolastico visita a comunidade Cardoso

Em seu discurso o Professor agradeceu os Professores Erivan, Eloi a Flavio da farmácia, sua equipe de trabalho e aos demais amigos, Também falou de uma passagem da Bíblia, que um bom cidadão tem que tentar seguir os mandamentos da Bíblia, para concluir deixou esse mandamento "HONRA TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGEM OS SEUS DIAS NA TERRA, QUE O SENHOR TEU DEUS, TE DÁ"


terça-feira, 17 de julho de 2012

PALAVRAS DO PROFESSOR ADAÉCIO

DAS QUESTÕES AOS MALABARES




Não abandone suas questões. Um dia chegará a uma conclusão, por mais que demore dias, anos, ou até mais de uma década.

É bastante conhecida a citação de Isaac Newton (1643 - 1727) em resposta ao questionamento de alguém sobre como tinha feito para chegar a suas diversas teorias: “pensando sempre nelas!”. Pois é esse é o ponto, não conseguimos resolver nossas questões por outro meio. Albert Einstein (1879 - 1955) – que quase sempre é tido como aquele que destruiu a teoria newtoniana, mas que, como demonstro para os alunos, mantém muitas semelhanças com aquele inglês nas suas colocações, já que suas teorias também são uma mescla de simbologia, matemática e busca pessoal – dizia que o instante do entendimento é o momento em que a luz acende, é quando passamos a ver a realidade, uma situação ou um fenômeno de forma absurdamente diferente daquilo que tínhamos considerado até então.

Esse processo me faz lembrar a metodologia psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud (1856 - 1939) e muitos outros colaboradores. Em linhas gerais, a análise, como é mais coloquialmente tratada, é uma técnica em que o indivíduo é levado a se confrontar com sua questão por um processo narrativo exaustivo, até que num belo dia, ou talvez em um dia não tão belo assim, ele percebe onde está o furo do discurso, ou melhor, onde está o alicerce da parte podre que insistentemente o fazia andar em círculos sem nada resolver, sem que nenhuma decisão realmente determinante fosse tomada.

Quando entendemos é quando abandonamos as intermitências da morte em que nos encontramos e saltamos para um outro universo, colorido de vida. E por que falar de morte nesse caso, diria o interlocutor? Porque entender pressupõe mudar, deixar para traz um mundo e se aventurar por outro, que tem outros contornos e outras configurações. E esse inevitavelmente é um processo de morte! Mas quase sempre, quando o indivíduo entende, não tem nenhuma dúvida do caminho a tomar, justamente porque fica maravilhado, transfigurado pela nova descoberta. Tal descoberta é ele, parido de novo. É uma nova chance, é como se passasse de fase em um game.

A mudança nos coloca no contexto de morte e vida! Não por acaso – já que nada realmente é por acaso, “Deus não joga dados”, para mais uma vez citar Einstein – estou agora escutando o disco Transfiguração da banda já extinta Cordel do Fogo Encantado, que tinha à frente José Paes de Lira (1976 - ?), mais conhecido como Lirinha, ou Lira, nome que passou a adotar recentemente quando do lançamento do seu primeiro álbum solo homônimo.

Lira parte do universo sertanejo, da poesia de Patativa e de João Cabral e desemboca na arte de Stanley Kubric (1928 - 1999) - uma de suas muitas influências, a qual se pode juntar Friedrich Nietzsche, Ítalo Calvino etc.. A oscilação vida/morte é notoriamente a temática central dos últimos trabalhos deste pernambucano. Assim como João Cabral (1920 - 1999), Nietzsche (1844 - 1900) e Kubric, Lira passa a conceber pela via da vivência – talvez a única via realmente eficiente e eficaz – que vida e morte estão em um bate-bola infinito, como Raul Seixas também já tinha nos indicado, bebendo nas mesmas fontes e/ou semelhantes.

Mas, em minha opinião, a questão central está justamente um passo adiante. Para sairmos desse universo angustiante da constatação cíclica da existência, temos que entender esse mecanismo e saltar para fora dele, só assim conseguiremos vislumbrar as novas brumas de outros tempos e mundos. Quando morremos, não deixamos de carregar nosso mais recente fantasma, mas podemos justamente passar a entender que é apenas um fantasma, como muitos outros que nos cercam, vencidos em outras batalhas, mas que talvez por serem advindos da “infância” nem os percebemos mais como fantasmas, mas apenas como becos tomados, por onde as crianças não podem transitar... Se não os consideramos assim é porque ainda não são fantasmas, a batalha ainda precisa acontecer! Mas o pior de todos são os fantasmas com os quais temos de estarmos sempre em batalha, esses também fazem parte de nossa psique e quando chegamos a tal conclusão é justamente quando entendemos. Notoriamente, fantasmas, nesse contexto, não são espectros de pessoas, mas redes psíquicas, mapas com os quais nos acostumamos a navegar, obviamente, sempre pelos mesmos mares.

... o ofício do vigilante, do equilibrista, a arte da espreita, do malabarista...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

XLII JERNS- REGIONAL DE UMARIZAL- 14ªDIRED

 Os jogos escolares da 14ª DIRED- Umarizal-RN, terão sua grande abertura dia 19/07/2012.Este ano será a quadragesima segunda edição. A E. E. 20 de Setembro estará participando em algumas modalidades como: atletismo, futsal e do desfile de abertura.








sexta-feira, 13 de julho de 2012

EQUIPE DOS TRILHAS POTIGUARES DÃO ADEUS A OLHO D'ÁGUA DO BORGES



Depois de uma semana de palestras, nas principais escola do município, a equipe dos Trilhas Potiguares formada por alunos da UFRN, estão deixando nossa cidade. Um dos melhores cursos que a equpe realizou, foi o curso de Libras, realizado nas dependências da E. E. 20 de Setembro.
Os que fazem parte desta instituição " E. E. 20 de Setembro",desejam feliz retorno aos seus cursos, para os universitários da UFRN, que fazem parte dos Trilhas.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

TRILHAS POTIGUARES PELA QUARTA VEZ EM OLHO D'ÁGUA DO BORGES

A população olhodáguense poderá participar das atividades que vão ser desenvolvidas pelo Programa de Extensão Universitária da UFRN Trilhas Potiguares, aderido pela 4ª vez pelo município. 


Os trilheiros serão das seguintes áreas: medicina, enfermagem, artes cênicas, fisioterapia, técnico agrícola, LIBRAS, educação física, direito, pedagogia, nutrição.O coordenador deste ano será o Professor Iaponi Galvão. Está prevista para este sábado a tarde a chegada dos trilheiros, que serão recepcionados por membros da comissão municipal de apoio ao Trilhas formada por representantes das secretarias municipais  com colaboração do CRAS, PROJOVEM e voluntários da comunidade.

As inscrições de algumas oficinas e mini-cursos já estão sendo feitas no CRAS, principalmente para os que têm vagas limitadas, portanto, os interessados nas diversas faixas etárias já podem realizar suas inscrições, e a partir da segunda-feira novas demandas serão abertas para inscrição no mesmo local.

As escolas serão grandes meios de mobilização do Trilhas este ano, assim como os Conselhos Municipais e muitos outros setores da sociedade civil organizada foram incluídos como prioridade para desenvolver ações.

ULTIMO DIA PARA INSCRIÇÕES DO SISU

Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje (9) para comparecer às instituições de ensino nas quais foram selecionados e fazer a matrícula. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional.

Nesta edição, 642 mil candidatos se inscreveram no Sisu. Após o fim do prazo, será convocada a segunda chamada, prevista para 13 de julho.

O Sistema de Seleção Unificada foi criado para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, em substituição aos vestibulares tradicionais. As vagas são disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

* Fonte: Agência Brasil.