terça-feira, 31 de maio de 2011

BOM QUE SÓ,,,

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO JOÃO BOM QUI SÓ



18/06 – Sábado:
Final do Campeonato Junino de Futsal

19 /06 – Domingo:
- Vila Cultural: Artesanato local, gastronomia típica, apresentação de quadrilhas infantis, concurso de sanfoneiros.

20/06 – Segunda-Feira:
Corridas de Rua Pedestre e Ciclísta.
21/06 – Terça-Feira:
- Concurso de Rainhas do Arraiá;
- Apresentação de Quadrilhas Tradicionais
- Show com Forró Pegada de Luxo / Dorgival Dantas

22/06 – Quarta-Feira:
- Apresentação de Quadrilhas Estilizadas
- Show com Forró Xotte Pegado / Forró do Momentto.

23/06 – Quinta-Feira :
- Show com Forró da Galera / Forró Bota pra Moer e João Bandeira Junior / CaçulaBenevides

Realização:
Prefeitura Municipal de Olho D'Água do Borges
Apoio:
Secretarias Municipais:
Do Esporte, do Turismo e do Lazer
Da Educação e Cultura
Da Infraestrutura e Transportes
Do trabalho, da Habitação e da Assistência Social
AMANHÃ DIA 01 DE JUNHO A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO BOM QUÍ SÓ SERÁ APRESENTADA EM NOSSA CASA LEGISLATIVA E EM BREVE ESTARÁ DIVULGADA NOS PRINCIPAIS JORNAIS DA REGIÃO, E NOSSOS BLOGUEIROS PARCEIROS TAMBÉM ESTÃO CONVIDADOS A DIVULGÁ-LA.
BOM SÃO JOÃO PARA TODOS OS CONTERRÂNEOS E VISITANTES!

ALGUNS PROFESSORES DO MUNICIPIO NA LUTA, OUTROS,...

Professores municipais fazem movimentação em frente a câmara municipal cobrando o cumprimento do piso.

 Professores em frente a camara de vereadores

 Professor Erivan - Representante do Sinte/Umarizal
 
Professor João Maria - Presidente do SINDISMOB

Professor Djanilson

Os professores da rede municipal  de ensino fizeram uma movimentação na manhã de hoje (31), em frente a câmara municipal de vereadores, reivindicando um reajuste de 15,89% nos seus salários básicos, com base no   artigo 5º, paragrafo único da lei 11.738/2008.

Na oportunidade, os manifestantes pediram o apoio do presidente da casa e demais vereadores, dos comerciantes e toda sociedade, na luta pela implantação da lei do piso por parte do executivo municipal. Disseram também que a educação não tem partido e nem  cor, é uma responsabilidade todos.

Esta lei  entrou em vigor em 1º de janeiro  2008, mas infelizmente são poucos ou quase nenhum gestor, prefeitos e governadores estão cumprindo.

Quando a lei foi criada, o salario base para professor com formação de nível médio, em inicio de carreira, era de R$ 950,00, hoje este valor é de R$ 1.187,00, sem incluir vantagens e outras gratificações. Para professores graduados e especialistas, serão acrescidos os percentuais estabelecidos nos planos de carreiras de cada ente federativo.

A lei também diz que o Estado ou Município que comprovar que não tem suporte financeiro para pagar o piso, deve fazer solicitação ao MEC, e este, fará a complementação dos recursos para o cumprimento do piso.

SE A ESCOLA TEM INTERNET, PARA QUE ALUNO USAR LANHOUSE?

terça-feira, 31 de maio de 2011

MP recomenda atenção das lanhouses com crianças e adolescentes

Menores de 12 anos desacompanhados dos pais não deverão mais entrar em lanhouses ou equivalentes nas cidades de Angicos e Fernando Pedroza. De acordo com a recomendação da Promotora de Justiça Iveluska Lemos a preocupação é sobre a presença de crianças e adolescentes nestes estabelecimentos em horário escolar ou muito tarde.


A Promotoria ainda recomenda que adolescentes de 12 a 15 anos só permaneçam em lanhouses desacompanhados dos pais quando autorizados por estes por um cadastro no estabelecimento, que deverá conter cópia dos documentos de identidade dos pais e dos adolescentes e o horário em que este freqüenta a escola, o acesso será permitido em horários diferentes deste e apenas até as 20h. Os adolescentes entre 16 e 18 anos não necessitarão da autorização dos pais o horário de acesso deve ser diferente do horário escolar e até as 22h.

O controle deverá ser realizado pelos estabelecimentos, que segundo a sugestão da Promotoria não deverão ainda permitir no local crianças e adolescentes trajando uniforme escolar, salvo estiverem acompanhadas dos pais. Também será de responsabilidade das lanhouses a fiscalização da faixa etária dos jogos recomendados e a não permção do acesso aos jogos que não constam na recomendação do Ministério da Justiça além de providenciar a separação dos locais de acesso a jogos ou filmes pornográficos e congêneres do local de acesso a jogos recomendados para crianças e adolescentes.


segunda-feira, 30 de maio de 2011

E.E. 20 DE SETEMBRO TEM MAIS UM NOME NA MÍDIA. VENCEDOR DA REDAÇÃO, ESTUDA NA E.E. 20 DE SETEMBRO.



VENCEDOR DA MELHOR REDAÇÃO GANHA UM NOTEBOOK DA 'VALE VERDE'

O Engenheiro Agrônomo da Vale Verde, Dr. Guilherme Saldanha, empresa essa, responsável pela execução do Programa de Recomposição de Mata Ciliar do Município surgiu o desafio aos adolescentes do PROJOVEM, para os mesmos participarem de um concurso de Redação sobre "O Meio Ambiente e Conservação do Solo", onde, o dono da melhor redação seria contemplado com um notebook doado pelo engenheiro da Vale Verde, Dr. Guilherme. 
Fábio Araújo e Dr. Guilherme Saldanha.
Drª Adriana, técnica da Vale Verde, foi a responsável por corrigir todas as provas. Após alguns dias de espera, o resultado foi divulgado na última quarta (25), que teve como grande vencedor o adolescente Mirosmar Fábio de Araújo, onde foi aplaudido pelos colegas e demais presentes. .
Fábio recebendo seu prêmio
Mirosmar Fábio de Araújo, vencedor do Concurso, que muito surpreso e emocionado contou que não se acha com tantas chances de vencer, porém sua mãe leu sua redação e a considerou boa, e ele a considera a pessoa mais inteligente da vida dele, mesmo assim não acreditava que viesse a acontecer isso, agradeceu e leu seu texto para dignamente ser aplaudido por todos.

Fonte e Fotos: odbacontecendo

GREVE CONTINUA...

Professores e alunos da E.E. 20 de Setembro, de Olho D'água do Borges participaram nesta quinta-feira (26) pela manhã, com cerca de 500 pessoas em uma manifestação em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal (RN), para realizar um buzinaço.

Imagens: ODBNews

 Professores Erivan e Djanilson
 
Blogueiro Rony com a Professora Amanda Gurge
Na oportunidade foi cobrado um reajuste salarial de 30%. Os manifestantes ainda procuraram uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Os alunos, por sua vez, pediam a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e os 50% do fundo social dos recursos do Pré-Sal para a educação, e se solidarizam com os professores em greve.

Atualmente, 93% dos 14 mil educadores do Rio Grande do Norte estão em greve. São 736 escolas prejudicadas com a paralisação. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

RENIÃO DO ATA OU DESATA



Com o governo piscando-piscando a luz vermelha - greve pipocando em todas as áreas - a governadora Rosalba Ciarlini convocou todo o secretariado para uma reunião de urgência...no salão vermelho. Reunião fechada começando às 20 horas e sem hora para terminar. Rosalba vai engrossar a voz com sua equipe...que de quebra pode engrossar a voz com a governadora. Qual o secretário que consegue acabar uma greve quando a chefa maior não acena com a possibilidade de um real de aumento? Noite do ata ou desata na Governadoria. E a terça-feira poderá começar com mais baixas no governo.

Fonte: Thaisa Gavão

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FUTSAL JUNINO EM ODB

Teve inicio neste sábado (21), a segunda edição do Campeonato Junino de Futsal em Olho D'água do Borges.

Com diversas modalidades, o primeiro dia dos jogos foi bastante disputado entre as equipes da modalidade denominada como, Aberto.

VEJA AS IMAGENS:









Kaio fez um dos gols que deu a vitória a sua equipe. É feinho, mais é bom de bola. Rsrsrs




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Amanda Gurgel no Faustão

Amanda Gurgel luta por um ensino de qualidade


Amanda Gurgel chamou a atenção na Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A professora fez um discurso indignado, apontando os principais problemas de educação do país, os baixos salários dos professores e a falta de estrutura das escolas públicas.
Amanda veio ao Domingão para continuar sua luta pela melhoria no ensino do país e por condições mais dignas para os professores. “Eu acredito que faz parte do processo educacional ensinar a luta pelos seus direitos. Eu ensino meus alunos a lutarem, portanto eu tenho que ser a primeira”, afirmou Amanda.
Ainda sobre as condições salariais, a professora foi direta: “O salário de um deputado só é suficiente para pagar o de 30 professores.”
Em uma enquete realizada pelo programa, 98% do público que votou concorda com o discurso da professora.

dom, 22/05/11
por Editor |
categoria Entrevista
 

domingo, 22 de maio de 2011

FIEIS DA IGREJA CATÓLICA NA BEATIFICAÇÃO DA IRMÃ DULCE

16h32 - Atualizado em 22/05/2011 17h12

Irmã Dulce é exemplo de conquista, diz Dom Murilo Krieger

Arcebispo de Salvador dará início à cerimônia de beatificação.
Outros religiosos falam sobre o legado de superação deixado pela freira.

SEM EDUCAÇÃO,SEM SAUDE,...

sábado, 21 de maio de 2011

calendário de pagamento do servidor do rn

Matrículas (finais)
Meses1, 2, 3, 4 e 56, 7, 8, 9 e 0
JAN2829
FEV2526
MAR2930
ABR2930
MAI2728
JUN2930
JUL2930
AGO2730
SET2930
OUT2829
NOV2930
DEZ2930
13º20 de dezembro

postado por Elói de Souza

NÚMEROS DO GOVERNO DO RN SOBRE GREVE

20 de maio de 2011, às 17h41min

Maioria das Escolas Estaduais está em pleno funcionamento

Por Assessoria da SEEC
A maioria das Escolas Estaduais está em pleno funcionamento, segundo dados da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação - Core, feito na manhã desta sexta-feira (20). Das 710 escolas estaduais, 395 estão com aulas e funcionam dentro da normalidade. Do restante, 148 estão parcialmente paralisadas, e 167 paradas na totalidade.

Em termos percentuais, os dados desta sexta (20) são: 55,6% das escolas estaduais estão com aulas e funcionam normalmente, enquanto 44,4% se mantêm em greve.

Os dados que monitoram o movimento de greve nas escolas, liderado pelo Sinte/RN, apontam uma estagnação na paralisação e, consequentemente, na adesão dos educadores. Na quinta-feira (19), a rede estadual contava com 393 escolas em pleno funcionamento, na sexta (20) esse número passou para 395 escolas.

Na 1ª Dired (Diretoria Regional de Educação), que compreende Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz, a paralisação devido a greve é de 26,4%. Na 12ª Dired, que inclui Mossoró e mais 07 municípios do Médio Oeste, a paralisação é de 38,7%.


Na 2ª Dired, que conta com o município de Parnamirim e mais 11 municípios do Agreste, a paralisação é de 22,2%. Na 3ª Dired, que compreende o município de Nova Cruz e mais 17 municípios do Agreste, a paralisação é de 75,4%.

Na 4ª Dired, que inclui o município de São Paulo do Potengi e mais 12 municípios da região do Potengi, a paralisação é de 55,4%. Na 5ª Dired, compreendendo Ceará Mirim e mais 06 municípios do Litoral Norte, a adesão é de 46,3%. Na 6ª Dired, que inclui Macau e mais 05 municípios do Vale do Açu e Litoral Norte, a paralisação é de 27,7%.

Na 7ª Dired, compreendendo Santa Cruz e mais 08 municípios do Trairi, a paralisação é de 45,4%. Na 8ª Dired, que inclui Angicos e mais 06 municípios da região Central, a adesão é de 55,5%. Na 9ª Dired, que compreende e mais 11 municípios do Seridó, a paralisação é de 63,8%. Na 11ª Dired, compreendendo Assu e mais 07 municípios do Vale do Açu, a paralisação é de 42,2%.

Na 13ª Dired, compreendendo Apodi e mais 06 municípios do Médio Oeste, a paralisação é de 53,3%. Na 14ª Dired, que inclui Umarizal e mais 14 municípios do Médio Oeste, a paralisação é de 34,7%. Na 15ª Dired, compreendendo Pau dos Ferros e mais 19 municípios do Alto Oeste, a paralisação é de 52,5%. Na 16ª Dired, que inclui João Câmara e mais 09 municípios do Mato Grande, a paralisação é de 38,8%.

Confira as tabelas com os dados da Core desta semana:

postado por Eloi de Souza

Betânia Ramalo pode ser demitda

 
A governadora Rosalba Ciarlini pode fazer mais uma mudança no primeiro escalão. A chefe do Executivo estadual está muito incomodada com a greve dos professores.
A titular de Educação, Betânia Ramalho, tentou negociar com os professores, onde “pediu um tempo de quatro meses” para apresentar proposta. No entanto naufragou com os grevistas.
A governadora já disse que caso Betânia não consiga reverter a situação deverá deixar o cargo.
Fonte: Panorama Político
 
Postado por Elói de Souza

VELHOS TEMPOS

 
 
 
Consideradas como um dos principais vilões da poluição do meio ambiente, as sacolas plásticas de supermercados podem estar com dias contados no estado. A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) comunicou ontem à imprensa a sua intenção de, até o final deste ano, abolir por completo a utilização das sacolinhas e conscientizar a população para mudar seus hábitos, substituindo-as por ecobags (bolsas de algodão), caixas, carrinhos ou sacolas biodegradáveis. De acordo com o presidente da Assurn, Geraldo Paiva, a medida beneficiará diretamente a natureza, pois o destino final das embalagens é o lixo, a rede de esgotos e os rios, contribuindo em muito para a degradação do meio ambiente. O veto às sacolinhas terá ainda um outro reflexo importante: a medida deverá proporcionar uma economia global aos supermercados potiguares de cerca de R$ 6 milhões, o correspondente a 1% do faturamento.
 
postado por Elói de Souza

ENEM confirmado

sábado, 21 de maio de 2011

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2011 COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

As inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (23) e prosseguem até 10 de junho. Os estudantes interessados em participar da prova deverão acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer a inscrição. As datas do exame foram confirmadas para os dias 22 e 23 de outubro.
O edital do Enem será publicado amanhã no Diário Oficial da União. A partir do ano que vem, a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais que ocorrerão em outubro, mesmo mês de aplicação do Enem em anos anteriores.
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Da Agência Brasil via DN ONLINE

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Universitário defende educação

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um texto meu, sobre a situação da Educação no nosso estado.

                É muito triste a situação em que anda nosso estado e o nosso país no quesito educação, pois como podem querer que tenhamos uma educação de qualidade, pagando um salário que mal dar para a sobrevivência dos nossos professores, que muitas vezes tiram desse “grande” salários dinheiro para comprar matérias como cartolinas, papéis, ou até mesmo giz, para alfabetizar e ensinar com o mínimo de qualidade nossos alunos.
                Infelizmente a educação não é e nunca foi tratada como prioridade no nosso estado nem no nosso país. Mas, os nossos governantes não percebem que um médico, um advogado, um contador, teve que passar por um professor lá na educação básica, que muitas vezes passava várias horas a caminho da sala de aula. Agora hoje, vivemos um caos por causa desse problema ser sempre empurrado com a barriga por todos os governantes. Entra governo e sai governo e nada é feito, agora eu como estudante universitário, vejo uma greve batendo na porta, que irar atrasar todo o período deixando alunos e professores sem férias, desprogramando calendários, por causa de poderosos que simplesmente não ligam para o princípio de uma sociedade desenvolvida que é a EDUCAÇÃO BÁSICA. Um dia desses minha professora de Direito Público e Privado disse que “ferir um principio é pior do que ferir uma lei”. Pois é isso que esta sendo agredido, o princípio de toda sociedade de primeiro mundo, que é a EDUCAÇÃO BÁSICA.
                Então queridos leitores fica aqui a minha opinião em relação a essa situação deplorável que esta a educação estadual e Brasileira.

Kennedy Paiva
Estudante Universitário
 
Postado por: Elói de Souza

Amanda Gurgel representa educação do RN no Brasil inteiro

A professora natalense, Amanda Gurgel, que virou assunto nacional depois que seu vídeo protestando contra o ensino público foi parar no youtube, virou uma celebridade nacional.

Ela confirmou que estará participando no próximo domingo, 22, do Programa Domingão do Faustão da Rede Globo. Num vídeo mais abaixo você confere um pouco da vida de Amanda numa entrevista concedida a Inter TV Cabugi. Ela disse que de lá prá cá sua vida mudou bastante. Amanda ganhou destaque em blogs, sites, jornais, rádio e TVs do Brasil. Mas garante que até agora não foi assediada por nenhum político.


postado por:Elói de Souza

Greve continua

sexta-feira, 20 de maio de 2011


PROFESSORES DA E.E. 20 DE SETEMBRO DECIDEM CONTINUAR A GREVE.



Os professores da Escola Estadual 20 de Setembro reuniram-se na referida escola hoje pela manhã para fazer uma avalição do movimento, na oportunidade foram mostrados alguns pontos positivos do movimento, foi tambem apresentado e discutio o video da professora Amanda Gurgel, que faz um relato da situação caotica da educação no estado.

No final ficou decidido a manutenção  da greve e fizeram o apelo aos colegas no sentido do fortalecimento do movimento. 
"A educação é aquilo que sobrevive 
depois que tudo o que aprendemos
 foi esquecido."

(Burruhs Frederic Skinner)


Postado por Profª Ester Neta

O que é escrever?



O ato de escrever pode ser compreendido como ação, ação transformadora e construtora de uma nova realidade. É a ação pela qual cada escritor (pessoa) enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo.

É a conseqüência da relação homem e mundo, uma vez que, a partir de uma análise, constatamos essas relações.

Nós, como outros seres, “estamos- aí – no mundo”, todavia, devemos passar do “estar aí ”para “ser-aí”, deixarmos de ser objetos para sermos sujeitos. Escrevendo estamos reconstruindo o que já foi construído.

As coisas passam a existir a partir do momento em que o homem lhe confere significações de maneira expressa. O que é expresso pelo homem passa a ser um mundo humano, que transforma-o, que conhece-o e o liberta.

Não podemos nos aprisionar em textos prontos, mas podemos pensá-los e expressá-los do nosso jeito. A medida em que vamos escrevendo, surgem novas perspectivas. Nessas, entendemos que escrever não é repetir as coisas prontas, mas... renová-la de forma própria, criadora e transformadora.

Escrever é uma ação desafiadora, observando os limites éticos e as oportunidades dadas pelos recursos da língua portuguesa. Não podemos plagiar ou reproduzir e, sim, manipular com alternativas existentes e válidas. Como exemplo, temos a paráfrase que é uma atividade de reformular parte ou a totalidade de um texto. É um mecanismo sintático que cria alternativas de expressão para um mesmo conteúdo.

É mister louvar quem, aos poucos, vem promovendo essas ações dentro de um site livre como este. Quantos, a partir do BrasilWiki!, não desenvolveram suas criatividades literárias?

Sim, escrever é ação, um ato desafiador pelo qual podemos provocar o mundo.

Postado por Profª Ester Neta

Tipos de Discursos

Discurso Direto
O mais comum de todos, nele o narrador "deixa" a personagem falar diretamente com o leitor, reproduzindo integralmente o que ela diz. Geralmente, usa-se o travessão para iniciar tal discurso.

Leia: O menino suportou tudo com coragem de mártir, apenas abriu ligeiramente a boca quando foi levantado pelas orelhas: mal caiu, ergueu-se, embarafustou pela porta fora, e em três pulos estava dentro da loja do padrinho, e atracando-se-lhe às pernas. O padrinho erguia nesse momento por cima da cabeça do freguês a bacia de barbear que lhe tirara dos queixos: com o choque que sofreu a bacia inclinou-se, e o freguês recebeu um batismo de água de sabão.

- Ora, mestre, esta não está má!...
- Senhor, balbuciou este... a culpa deste endiabra- do...
O que é que tens, menino?
O pequeno nada disse; dirigiu apenas os olhos espantados para defronte, apontando com a mão trêmula nessa direção.
O compadre olhou também, aplicou a atenção, e ouviu então os soluços da Maria.
- Ham! resmungou; já sei o que há de ser... eu bem dizia... ora ai está!
E desculpando-se com o freguês saiu da loja e foi acudir ao que se passava.
Por estas palavras vê-se que ele suspeitara alguma coisa; e saiba o leitor que suspeitara a verdade.

(Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida)

O discurso direto é considerado mais "natural"; o narrador, para introduzi-lo na narrativa precisa utilizarse dos chamados verbos dicendi ou declarativos, que introduzem as falas das personagens. Os verbos mais freqüentes são: falar, dizer, observar, retrucar, responder, replicar, exclamar, aconselhar, gritar. Antes das falas das personagens aparece, com freqüência, o uso de dois pontos e travessão. Há autores, no entanto, que preferem, em vez do travessão, colocar entre aspas as falas das personagens.

"Quando lhe entreguei a folha de hera com formato de çoração (um coração de nervuras trementes se abrindo em leque até as bordas verde- azuladas), ela beijou a folha e levou-a ao peito. Espetou-a na malha do suéter: "Esta vai ser guardada aqui." Mas não me olhou nem mesmo quando eu saí tropeçando no cesto."

(Lígia Fagundes reles, "Herbarium", in Os melhores contos)

"Não sei o que me aconteceu, o pau estava no chão, agarrei-o e fiz o risco, Nem lhe passou pela idéia que poderia ser uma varinha de condão, Para varinha de condão pareceu-me grande, e as varinhas de condão sempre eu ouvi dizer que são feitas de ouro e cristal, com um banho de luz e uma estrela na ponta, Sabia que a vara era de negrilho, Eu de árvores conheço pouco, disseram-me de- pois que negrilho é o mesmo que ulmeiro, sendo ulmeiro o mesmo que olmo, nenhum deles com poderes sobrenaturais, mesmo variando os nomes, mas, para o caso, estou que um pau de fósforo teria causado o mesmo efeito, Por que diz isso, O que tem que ser; tem de ser; e tem muita força, não se pode resistir-lhe, mil vezes o ouvi à gente mais velha, Acredita nafatalidade, Acredito no que tem de se!: "

(José Saramago, Jangada de Pedra, Record, J 999)

Discurso indireto
Como o próprio nome esclarece, o narrador "fala" indiretamente por sua personagem. Para tanto, terá que usar, necessariamente, as conjunções integrantes que e se ao introduzir tal discurso. Veja o exemplo:

"E a madrinha, Dona Isolina Vaz Costa (cuja especialidade era doce de ovos) foi de parecer que quanto à dicção ainda não era visto, mas quanto à expressão Cícero lembrava o Chabi Pinheiro. No entanto advertiu que do meio para o fim é que era mais difícil."

(Antônio de A. Machado, NO Inteligente CíceroN, in Laranja da China, Ed. )

Fôssemos passar o trecho acima para discurso direto, teríamos:

E a madrinha, Dona Isolina Vaz Costa (cuja especialidade era doce de ovos) foi de parecer que quanto à dicção ainda não era visto, mas quanto à expressão Cícero lembrava o Chabi Pinheiro. No entanto advertiu:
- Do meio para o fim é que é mais difícil.

Outros exemplos:
"Miguilim chorou de bruços, cumpriu tristeza, soluçou muitas vezes. Alguém disse que aconteciam casos, de cachorros dados, que levados para longes léguas, e que voltavam sempre em casa. Então, ele tomou esperança: a Pingo-de-Ouro ia volta!"

(João Guimarães Rasa, Campo Geral, in Manuelzão e Miguilim, José Olímpio Editora)

"No noivado da sua caçula Maria Aparecida, só por brincadeira, pediu que uma cigana muito famosa no bairro deitasse as cartas e lesse seu futuro. A mulher embaralhou as cartas encardidas, espalhou tudo na mesa e avisou que se ela fosse no próximo domingo à estação rodoviária, veria chegar um homem que iria mudar por completo sua vida (...)."

(Lígia Fagundes Teles, Pombo Enamorado, Os Melhores Contos, José Olímpio Editora)

Discurso indireto livre
O mais difícil de todos: é resultado da mistura entre os dois outros discursos. Há dois pressupostos básicos para que aconteça nas narrativas:

a) narrador em terceira pessoa;
b) narrador onisciente.

Muito usado nas narrativas contemporâneas, este tipo de discurso quase não se registra, por exemplo, no Romantismo. O Realismo de linha de análise psicológica experimentou-o, mas coube à narrativa moderna desenvolvê-lo e usá-lo como recurso dos mais expressivos. Podemos defini-lo como sendo a captação do pensamento das personagens que vêm à tona num texto de terceira pessoa, sem nenhuma marca indicadora de Discurso Direto (travessão, aspas) ou Indireto (as conjunções integrantes):

"Entregue aos arranjos da casa, regando os craveiros e as panelas de losna, descendo ao bebedouro com o pote vazio e regressando com o pote cheio, deixava os filhos soltos no barreiro, enlameados como porcos. E eles estavam perguntadores, insuportáveis. Fabiano dava-se bem com a ignorância. nnha o direito de saber? nnha? Não tinha. "

(Vidas Secos - Graciliano Romos)

"Mas a água, só a que lhe inundou de repente as partes, e lhe escorria pelas coxas abaixo, quente, viscosa, pesada...
Estremeceu. Poderia ainda continuar? Poderia ainda arrastar-se, cheiadefebre, extenuada, emferida,pelaserra a cabo? E as dores, cada vez mais apertadas, que a varavam de lado a lado, a princípio rastejantes, quase , voluptosas, e depois piores que facadas? Não, não podia continua1: Agora só atirar-se ao chão e, como no dia de São Martinho, rolar sobre a terra em brasa, negra, saibrosa, eiçada de tocos carbonizados, sem palha centeia e quebrar a dureza das arestas, e sem o desavergonhado. do Armindo a cantar-lhe loas ao ouvido... Aguilhoado de todos os lados, o corpo começou a torcer-se, aflito. "
(Miguel Torga, HMadalena., Os Bichos, Coimbra)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ENEM 2011


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONFIRMA ENEM NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO


O Ministério da Educação (MEC) confirmou na noite desta terça-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro.
Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data deve ser divulgada pelo ministério na manhã desta quarta (18).
Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.
Em recente entrevista ao G1, o ministro Fernando Haddad disse que a realização de duas edições "dependeria de muita gente", como os organizadores, gráficas e esquema de segurança envolvidos, e que o processo seria aperfeiçoado para evitar problemas em edições passadas, como o vazamento de provas em 2009 e os erros de impressão em um lote de provas em 2010.  "Eu, sinceramente, acho que o processo de 2010 foi muito melhor que o de 2009. Então, eu entendo que o de 2011 será melhor que o de 2010", disse o ministro.
O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). No total, 59 instituições utilizaram o Enem integral ou parcialmente como forma de acesso dos candidatos no ingresso à universidade.
Postado por:
Elói de Souza

Um filho de Olho D'água falando para o RN


Olá Pessoal.

Meu nome é Adaécio e sou um professor da rede estadual de ensino e tenho algumas questões a discutir. Em primeiro lugar quero destacar que estamos em greve. E essa é uma greve que me parece diferente das demais, pois vejo escolas e professores que nunca ou quase nunca aderiam a greve na linha de frente como desta vez. Isso me deixa feliz e ao mesmo tempo me causou certa surpresa e me fez pensar um pouco sobre este fato.

Na minha opinião acontece nessa greve algo que eu esperava que um dia acontecesse, embora ao mesmo tempo tivesse minhas dúvidas em relação a esta efetivação. Os educadores estaduais simplesmente não aguentam mais tanto descaso, e em massa decidiram parar e só restabelecer as atividades quando sua situação for revista. Percebam, esta atitude é motivada por questões psicológicas, instintivas, ligadas ao ideal de sobrevivência, algo semelhante ao que fazemos quando reagimos a uma situação de perigo (veja a que ponto chegamos pelo descaso com algo que deveria ser prioridade, como a educação).  

O instinto de sobrevivência é algo que faz parte do inconsciente coletivo dos indivíduos. Uma prova de que esta greve tem componentes desta natureza, e que parece ter sido uma decisão pessoal de todos e que só posteriormente ganhou caráter coletivo, é o fato de que nunca foi tão fácil deflagrar uma greve tão grande quanto esta (é o que é relatado pelas regionais e pela base estadual do movimento nos encontros de que tenho participado - inclusive, deixemos claro, a direção estadual do sindicato foi contra o movimento, mostrando mais um indício de que a greve foi construída pela base e pelas regionais de oposição). É como se cada um, lá com seus botões, dissesse “chega, agora não dá mais, vamos à luta” e quando saiu de casa para o espaço público, reparou que todos os demais também tinham a mesma opinião.

Nesse sentido, não se quer saber se houve irregularidades do governo anterior, se o estado está com dificuldades. Queremos que nossas reivindicações sejam atendidas, o governo tem que resolver as questões, não ficar se desculpando, tirando o corpo fora. Elegemos estas pessoas justamente para esta função: gerenciar.  
O momento é de revolta, e em tal panorama fatores psicológicos e emocionais, instintivos, ganham maior relevância e isso não deve ser considerado algo negativo, muito pelo contrário. Veja que as grandes mudanças relatadas pela história da humanidade e demais revoluções foram seguidas de movimentos em que este componente mais passional foi decisivo no processo. Somos isso também. Não somos apenas racionalidade, somos também sentimento, revolta.

Se devemos tentar mudar o mundo, transformar a realidade, como dizem os teóricos da educação, inclusive o educador brasileiro Paulo Freire, que comecemos pela nossa realidade mais próxima, do contrário não seríamos nada mais do que hipócritas.
Aproveitemos este sentimento e vamos à luta, o momento é este, não podemos nos calar nem ficar parados.

De um colega aos demais e à população em geral.

Professor Adaecio Lopes.
 
Postágem: Elói de Souza